26.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMUNDOProjeto de educação financeira nas escolas públicas é expandido para todo o...

Projeto de educação financeira nas escolas públicas é expandido para todo o país

Expectativa é atingir 22 milhões de estudantes do ensino fundamental
Por CenarioMT

O programa Aprender Valor, do Banco Central, será expandido e, a partir de agora, qualquer instituição da rede pública de ensino fundamental poderá aderir ao projeto de educação financeira em escolas. O Aprender Valor está sendo implementado em caráter experimental em todas as regiões do país. A iniciativa, segundo o Banco Central, já vinha sendo desenvolvida, de maneira experimental, no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará.

“Com esse passo muito esperado, abrimos a real possibilidade de atingir 22 milhões de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas em todo o país”, afirmou o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, do Banco Central, Mauricio Moura.


--Continua depois da publicidade--

O Aprender Valor tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de competências financeiras por parte dos estudantes, para que possam desenvolver uma relação consciente, responsável e autônoma dos recursos financeiros desde a infância. A ideia é preparar o aluno para lidar melhor com o dinheiro no dia a dia, antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. O tema é abordado de forma integrada às disciplinas obrigatórias da grade curricular, como Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.

“Por meio do Aprender Valor, o Banco Central vem apoiando escolas e secretarias de Educação estaduais e municipais na implementação da educação financeira de forma integrada e transversal a disciplinas curriculares obrigatórias. Desde o início de 2020, e mesmo durante a crise sanitária, o Banco Central e as áreas de educação de seis Unidades Federativas vêm implementando a etapa piloto do Aprender Valor”, explicou o diretor.

Público atendido

Atualmente, 429 escolas em 257 municípios estão envolvidas com o projeto piloto do Aprender Valor. Mais de 1.200 profissionais, entre gestores e professores, estão cursando ou já concluíram as formações oferecidas de forma on-line. Já foram beneficiados 14 mil estudantes.

“E isso é apenas o piloto. Os projetos têm duração de 5 a 10 aulas e podem ser aplicados tanto a distância quanto presencialmente de acordo com a situação de cada escola. Apesar das dificuldades impostas, o programa Aprender Valor está tendo boa acolhida”, afirmou Mauricio Moura.


--Continua depois da publicidade--

O Aprender Valor conta com o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Pais e professores

O programa também traz benefícios para os adultos, uma vez que professores, diretores, equipes gestoras da escola e técnicos das secretarias de Educação terão acesso a formação específica sobre educação financeira, podendo trazer ganhos na melhoria do planejamento familiar e melhor compreensão de riscos e prioridades.

Os pais também serão beneficiados, uma vez que os alunos levarão o conhecimento para dentro de casa.


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021