26.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMUNDOO que é 'fungo negro'? Saiba causas e sintomas da doença

O que é ‘fungo negro’? Saiba causas e sintomas da doença

Por DIÁRIO DO NORDESTE

Em meio a uma segunda onda intensa de contágios por coronavírus na Índia, a morte de pessoas por ‘fungo negro’ se tornou uma preocupação em território indiano e em outros países pelo mundo.

Até o momento, no entanto, muitas são as dúvidas sobre o que é, de fato, a doença. Definida como mucormicose, sabe-se que ela é uma infecção severa provocada por fungos.


--Continua depois da publicidade--

Conforme publicação da BBC, o quadro da doença, que ficou popularmente conhecida como ‘fungo negro’, tem matado mais de 50% dos acometidos na Índia.

Além disso, números mostram que quase nove mil pacientes naquele país diagnosticados com Covid-19 receberam quadro positivo para a presença dos fungos.

Porém, afinal de contas, o que se sabe sobre a doença? O Diário do Nordeste explica alguns dos detalhes já esclarecidos sobre estes casos. Confira:

COMO OCORRE A INFECÇÃO POR ‘FUNGO NEGRO’?

Informações da agência francesa AFP mostram que, apesar de significativos, os casos de mucormicose são raros na Índia.


--Continua depois da publicidade--

Geralmente, os afetados com o fungo eram pacientes com Covid-19 que já possuíam histórico de diabetes, HIV ou até mesmo já haviam passado por transplante.  A maioria, nesse caso, estava com o organismo imunocomprometido.

A propagação da doença, inclusive, foi associada por médicos da Fundação de Saúde Pública da Índia ao uso indiscriminado de esteroides no tratamento do coronavírus.

Como um fator adicional, a utilização de água contaminada em cilindros de oxigênio e nos umidificadores também teria aumentado os números de infecção por fungo negro.

QUAIS OS SINTOMAS DO ‘FUNGO NEGRO’?

Inicialmente, os sintomas da mucormicose são dores de cabeça, inchaço do rosto e febre, conforme aponta os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Em meio às infecções na Índia, profissionais de saúde locais relataram casos de cirurgias para operar narizes, mandíbulas e até olhos danificados com a doença.

 


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021