21.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioMUNDOMais de dez idosos com Covid-19 que vivem em abrigo têm piora...

Mais de dez idosos com Covid-19 que vivem em abrigo têm piora e precisam ser internados, em Anápolis

Por Vitor Santana, G1 GO

O estado de saúde de idosos que estão com Covid-19 em um abrigo de Anápolis, a 55 km de Goiânia, se agravou e 13 precisaram ser transferidos para hospitais. Ao todo, dois moradores morreram com a doença e outros 27 estão com coronavírus.

A direção informou que 78 idosos moram no local. Eles foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19 há mais de 40 dias. Até sábado (22), apenas dois estavam internados. Porém, segundo a unidade, nesta terça-feira (25), o número subiu. Eles têm idades entre 75 e 102 anos. Do total de infectados, no abrigo 14 estão com sintomas leves.


--Continua depois da publicidade--

O médico infectologista Marcelo Daher explicou que a vacina é eficaz e, por isso, a maioria apresenta apenas sintomas leves. “A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, disse.

Dos 13 internados, oito estão na UTI, sendo que uma idosa está intubada, de acordo com a direção do abrigo. Todos têm doenças, como hipertensão, diabetes, Alzheimer ou esquizofrenia. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está monitorando a situação no abrigo.

A suspeita é que a doença chegou à unidade após um idoso ser levado ao hospital. “Nós tivemos um idoso que foi para o hospital, ficou 12 dias internado e, quando ele veio, já veio febril. Foi quando nós o isolamos”, disse a diretora do abrigo, Roselane Rosa Gomes.

Os nomes dos idosos internados não foram divulgados pela unidade. A última pessoa a ser internada foi uma idosa socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta terça-feira, com dificuldades para respirar.


--Continua depois da publicidade--

Os dois idosos que morreram foram um homem de 81 anos, sem comorbidades, que passou mal e chegou a ser levado para o hospital, e uma mulher de 88 anos, que faleceu no abrigo.

Diante do número de casos registrados, a direção da unidade suspendeu a visitação de parentes aos idosos. Uma placa foi colocada na entrada orientando as pessoas a não se aproximarem do portão. Todos os moradores e funcionários foram testados e agora o abrigo aguarda os resultados.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Empresário visita Lucas do Rio Verde com objetivo de implantar indústria têxtil
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega toucas para alunos de hidroginástica
junho 16, 2021