24.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 23 julho, 2021
InícioMUNDOCentral hidrelétrica levará energia a mais de 12 mil residências no Paraná

Central hidrelétrica levará energia a mais de 12 mil residências no Paraná

O empreendimento foi inaugurado nesta sexta-feira e representa desenvolvimento econômico e social para a região
Por CenarioMT

Com a capacidade de abastecer 12,5 mil residências com energia elétrica, foi inaugurada, nesta sexta-feira (6), a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, localizada entre os municípios de Francisco Beltrão e Renascença, no sudoeste do Paraná. O Presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração e fez uma visita a casa de força da hidrelétrica.

A PCH Bedin tem potência instalada total de 6 MW. Foi construída no Rio Santana, no prazo de 9 meses, por um grupo privado, e foram gerados 400 empregos. O investimento foi de R$ 30 milhões e contou com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


--Continua depois da publicidade--

Ao discursar no evento, o secretário adjunto de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Guerra, afirmou que as pequenas centrais hidrelétricas se tornam pólos de desenvolvimento para os locais onde são instaladas.

“As pequenas centrais hidrelétricas têm um potencial para o desenvolvimento social e econômico. Em todos os locais onde implantamos pequenas centrais, os indicadores sociais e econômicos crescem de forma mais acelerada do que no entorno daqueles municípios. Em alguns casos, os indicadores de emprego e renda crescem 20% acima daqueles municípios que estão em volta, os indicadores de IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] crescem mais de 10%.”

O secretário destacou ainda que as pequenas usinas são totalmente construídas com tecnologia nacional e contribuem para a geração de energia limpa. “Hoje, 83% da eletricidade que consumimos vêm de fontes renováveis de energia. Desses 83%, em mais de 60%, a eletricidade é proveniente da fonte hídrica e, com grande parte, das pequenas centrais hidrelétricas”, ressalta.

PCH

A PCH Bedin se soma a outras 419 pequenas centrais hidrelétricas atualmente em operação no Brasil. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, uma PCH é uma hidrelétrica de pequeno porte que aproveita características geográficas para a geração de energia, reduzindo impactos ambientais. A PCH tem potência entre 5 e 30 MW e área de reservatório de até 13 quilômetros quadrados.


--Continua depois da publicidade--

Além disso, é um empreendimento de geração de energia limpa e renovável. Pelo porte, pode ser construída mais perto dos pólos de consumo como cidades e centros industriais.

Rodovia no Paraná

Durante a cerimônia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, anunciou que a empresa Itaipu Binacional aportará recursos na pavimentação de um trecho da Estrada Boiadeira, no Paraná. A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o governo do estado do Paraná.

“Com Itaipu Binacional, vamos terminar a pavimentação da Boiadeira. Quarenta e seis quilômetros de pavimentação, R$ 223 milhões de investimento de Porto Camargo até a Serra dos Dourados”, revela Tarcísio Gomes.

Segundo informações de Itaipu, a Estrada Boiadeira será a futura ligação do Paraná à rota bioceânica que ligará o Atlântico ao Pacífico. Estão previstas nove obras especiais, como pontes e viaduto. O prazo para conclusão é de dois anos e meio.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

CONDUTORES EM ALERTA
Com semáforo estragado, prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta condutores
julho 23, 2021
BR 163
Concessionária diz estar próximo de anunciar retomada da duplicação da BR-163
julho 23, 2021