Desde janeiro do ano passado, o Governo Federal transformou 840 de seus serviços em digitais. Apenas durante a pandemia do novo coronavírus, entre março e julho, foram 251. A tecnologia permitiu que o cidadão deixasse de se deslocar para o equivalente a 65 milhões de atendimentos outrora realizados fisicamente. Isso porque eram serviços que exigiam sua presença em algum órgão público.
O Auxílio Emergencial de R$ 600 é o caso de serviço criado durante a pandemia de coronavírus mais demandado. Dos serviços digitalizados nos últimos 18 meses, estão entre os de utilização mais massiva a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e os oferecidos pelo Meu INSS. São especialmente acessados nos aplicativos desenvolvidos pelo Governo, além do portal gov.br.
--Continua depois da publicidade--
“Os serviços transformados ainda antes da pandemia tiveram seu acesso digital duplicado ou mesmo triplicado neste momento e foram fundamentais para os cidadãos”, aponta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. “Alguns exemplos são o Abono Salarial, o Seguro Desemprego e a Carteira de Trabalho Digital. Em uma situação crítica como a da pandemia, isso demonstra o quanto estamos no caminho certo ao investir em serviços 100% digitais”, completa ele.
Digital descoberto na pandemia
O auxiliar administrativo Robson Almeida Alves Brasil, 36 anos, de Taguatinga, no Distrito Federal, é um dos brasileiros que ainda estava alheio aos serviços digitais antes da pandemia. Ele tinha receio que seus dados pessoais pudessem ser utilizados sem seu consentimento.
Durante o atual período, em que não se desloca mais para o trabalho, buscou orientações, conheceu o portal gov.br e aplicativos do governo, onde podem ser acessados os serviços. Reconhece que desfez tabus e há duas semanas tomou a decisão de baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
“Estou descobrindo tudo isso agora e hoje acho, sim, bem mais prático ficar resolvendo o que preciso por meio do digital. Uso cadeira de rodas e não tenho como ficar saindo, abrindo e fechando a cadeira, é muito desgastante. Os aplicativos estão me ajudando mesmo nessa questão”, conta ele. “Eu sempre tive receio, era meio cismado de que roubassem meus dados, fiquei com o pé atrás. Mas vi que é muito tranquilo”.
--Continua depois da publicidade--
Com informações do Ministério da Economia
- Paraibano compra carro de luxo, ‘não cabe’ no veículo, e vídeo viraliza na web; ‘era um sonho’
- Mulher acha peixe de 12 quilos e 1,10 metro no quintal de casa atingida por cheia no AC: ‘almoço da família toda’
- Hospitais de Porto Alegre superam 100% de ocupação pela primeira vez desde o início da pandemia
- SC tem novo recorde no número de internados e ocupação de leitos de UTI SUS na pandemia
- Matéria-prima para produzir 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio