21.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 27 janeiro, 2021
Início MUNDO Bombeiros conseguem controlar incêndio que ameaçava usina desativada que virou ponto turístico...

Bombeiros conseguem controlar incêndio que ameaçava usina desativada que virou ponto turístico em MT

Por G1 MT

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um incêndio de grandes proporções nas proximidades da Usina Itaicy, a 40 quilômetros de Santo Antônio do Leverger, nesta segunda-feira (31). O incêndio teve início no sábado (29) e, desde então, os militares trabalham no local.

O imóvel é um dos pontos turísticos de Mato Grosso e foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1984, tendo sido a quarta maior usina de cana-de-açúcar do país, primeiro lugar do estado a ter energia elétrica e é, até os dias atuais, considerada o embrião de um processo de industrialização em Mato Grosso. A usina foi desativada em 1957, mas sua arquitetura imponente e importância histórica fizeram dela um grande patrimônio estadual.

Segundo informações dos bombeiros, o incêndio começou de um lado do Rio Cuiabá, próximo à Fazenda Santa Maria, e conseguiu ultrapassar o rio, atingindo a vegetação nas proximidades da usina, que fica na margem oposta do Rio Cuiabá.

As equipes enviadas ao local, tendo em vista a importância da Usina Itaicy, priorizaram a proteção do patrimônio histórico, confeccionando aceiros e utilizando a técnica fogo contra fogo para impedir que as chamas atingissem o imóvel.

As chamas continuaram ativas, mas foram controladas na tarde de domingo (30) e na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros realizou o reconhecimento do local. O patrimônio histórico da Usina Itaicy foi mantido e o local não corre mais riscos de ser atingido.

A região tem um complexo de 13 usinas construídas para movimentar a economia do estado no final do século XIX. A usina de cana começou a ser erguida em 11 de junho de 1896 e ficou pronta 14 meses depois.

As máquinas e equipamentos foram importados da Europa. Foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica e era a quarta maior usina do país na época.

A usina contava com uma moenda própria que era aceita como padrão monetário em toda a região ribeirinha do Rio Cuiabá. Em 1957 Itaicy parou de produzir e está abandonada.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Duas pessoas morrem em acidente na BR-163 no município de Vera
janeiro 26, 2021
SAÚDE
Mais 100 cirurgias de pterígio serão realizadas no PSF Vida Nova neste final de semana
janeiro 26, 2021