32.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMUNDOAmapá investiga mortes de gêmeas indígenas e bebê de 7 meses por...

Amapá investiga mortes de gêmeas indígenas e bebê de 7 meses por sarampo

Por G1 AP e Rede Amazônica

O Amapá investiga três registros de crianças mortas para identificar se a causa é o sarampo. As vítimas são uma bebê de 7 meses, em Macapá, e duas gêmeas indígenas de 4 meses, em Pedra Branca do Amapari. Dados divulgados nesta semana apontaram que, neste ano, o estado vive um surto da doença ao superar, em quatro meses e meio, todos os casos de sarampo registrados ao longo de 2020.

Os casos estão em investigação pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com amostras enviadas para exame no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).


--Continua depois da publicidade--

Sobre o caso das vítimas indígenas, a SVS reforçou que a apuração ainda é epidemiológica e laboratorial, reforçando que elas não estavam na idade para tomar a vacina, recomendada a partir dos 6 meses de vida. O caso também é acompanhado pelo Distrito Sanitário Indígena (DSEI).

A morte ocorrida em Macapá no dia 28 de março aguarda por resultado de exame laboratorial, porém foi diagnosticada pela prefeitura da capital através de investigação epidemiológica.

A bebê de 7 meses morava com a família no bairro Marabaixo 4, na Zona Oeste. A informação foi confirmada pela prefeitura de Macapá.

“A mesma não tomou a dose zero porque durante a varredura vacinal que ocorreu no bairro onde ela morava a mesma ainda não tinha os seis meses completos, que é um pré-requisito para iniciar o seu esquema vacinal”, justificou o município em nota na quinta-feira (13).


--Continua depois da publicidade--

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUTO!
Sobe para 170 o número de mortes por Covid-19 em Lucas do Rio Verde
junho 23, 2021
Geral
Homem é socorrido após cair de andaime de três metros em Lucas do Rio Verde
junho 23, 2021