26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMUNDOAgora o reajuste é na tarifa de transporte público

Agora o reajuste é na tarifa de transporte público

Em nota conjunta, os governos municipal e estadual de São Paulo afirmaram que não haverá um novo reajuste das tarifas de transporte público em 2020.
Por Agência Brasil - São Paulo

Em nota conjunta, a prefeitura de São Paulo e o governo paulista informaram ontem, (29) que não vão aumentar os preços das passagens de metrô, ônibus municipais e dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que circulam na capital paulista.

Segundo a nota, as tarifas unitárias continuarão custando R$ 4,40, em virtude “da crise econômica e sanitária vivida pelas famílias, causada pela pandemia da covid-19.”


--Continua depois da publicidade--

O último reajuste nos preços das tarifas de transporte público na cidade de São Paulo ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano.

Fim da gratuidade

Na semana passada, prefeitura e governo anunciaram a retirada da gratuidade nas tarifas do transporte público para idosos com idades entre 60 e 65 anos. A medida já passa a valer a partir do dia 1o de janeiro e vale também para os ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

Com isso, só não pagarão tarifas no transporte público de São Paulo as pessoas que tenham acima de 65 anos, que têm a gratuidade garantida por lei federal.

A retirada da gratuidade para idosos com menos de 65 anos foi muito criticada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo Rafael Calábria, especialista de mobilidade urbana do Idec e membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo (CMTT), a medida deve provocar perda de usuários do transporte público e trará um sério impacto social.


--Continua depois da publicidade--

“Vivemos um momento de grave crise econômica e sanitária, com alta taxa de desemprego, aumento do valor de itens da cesta básica. Imagina o impacto que essa mudança terá na vida de um idoso da periferia. É muita irresponsabilidade”, disse ele na ocasião.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,334FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021