Simpático tamanduá exibe sua enorme língua

Os tamanduás são animais importantes para o meio ambiente, pois ajudam a controlar a população de insetos.

Fonte: CenarioMT

Sem titulo 10

Um simpático tamanduá foi filmado exibindo sua enorme língua para as lentes da câmera de uma aparelho celular. Tão grande que é a língua do tamanduá, que chamou a atenção dos internautas.

A língua do tamanduá é uma obra-prima da evolução. Ela é longa, fina e pegajosa, e é perfeita para a dieta desses animais, que se alimentam de formigas e cupins.

A língua do tamanduá pode medir até 60 centímetros de comprimento, o que é mais do que o dobro do comprimento do seu corpo. Ela é formada por músculos fortes e elásticos que permitem que o animal a mova com grande agilidade.

A ponta da língua do tamanduá é coberta de papilas gustativas, que ajudam o animal a identificar o sabor dos alimentos. Essas papilas também são responsáveis pela produção de uma saliva muito pegajosa, que ajuda o tamanduá a agarrar as formigas e cupins.

[Continua depois da Publicidade]

Tamanduá e sua poderosa língua

Espécies de tamanduás que habitam o Brasil

Os tamanduás são mamíferos da ordem Xenarthra, que também inclui os preguiças e os tatus. São animais de hábitos noturnos e solitários, que se alimentam de insetos, principalmente formigas e cupins.

Existem quatro espécies de tamanduás no mundo, sendo três delas encontradas no Brasil:

  • Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): é a maior espécie de tamanduá, podendo medir até 2 metros de comprimento e pesar até 40 kg. É facilmente reconhecido pela sua pelagem característica, que tem uma faixa diagonal preta com bordas brancas, que se estende do peito até a metade do dorso.
  • Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla): é a menor espécie de tamanduá, medindo até 1 metro de comprimento e pesando até 9 kg. É um animal arborícola, que se alimenta de formigas e cupins que vivem em árvores.
  • Tamanduaí (Cyclopes didactylus): é a menor espécie de tamanduá da América do Sul, medindo até 50 cm de comprimento e pesando até 4 kg. É um animal arborícola, que se alimenta de formigas e cupins que vivem em árvores.
  • A língua do tamanduá é uma obra-prima da evolução. Ela é longa, fina e pegajosa, e é perfeita para a dieta desses animais, que se alimentam de formigas e cupins.
    Foto: canva.com/photo

Os tamanduás são animais importantes para o meio ambiente, pois ajudam a controlar a população de insetos. No entanto, estão ameaçados de extinção devido à perda de habitat, caça e atropelamentos.

Aqui estão algumas curiosidades sobre os tamanduás:

  • Os tamanduás não possuem dentes, mas têm uma língua comprida e pegajosa, que podem usar para capturar insetos.
  • Os tamanduás são capazes de nadar e mergulhar.
  • Os tamanduás são animais monogâmicos, e as fêmeas dão à luz a apenas um filhote por vez.

Os tamanduás são animais fascinantes que desempenham um papel importante no ecossistema. É importante protegê-los para que possamos continuar a apreciar sua beleza e importância por muitos anos.

Quer conferir outras matérias sobre animais, acesse: cenariomt.com.br/mundo-animal

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.