Incrível flagrante da cobra jiboia escalando pé de jabuticaba

A jiboia é considerado um animal viviparo porque os filhotes já nascem vivos e totalmente formados, prontos para seguir a vida.

Fonte: CenarioMT

A jiboia é uma serpente da família Boidae, sendo encontrada nas Américas, África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico.

Um incrível flagrante repercutiu nas rede sociais, onde mostra uma cobra jiboia (Boidae) escalando um pé de jabuticaba.

As cores da jiboia são tão parecidas com as dos galhos da jabuticabeira, que praticamente a cobra fica camuflada. O que chama a atenção também, é a agilidade da jiboia em escalar.

Certamente ela estava a procura de algum passarinhou ou outro animal para se alimentar.

[Continua depois da Publicidade]

Saiba mais sobre a jiboia

A jiboia é uma serpente da família Boidae, sendo encontrada nas Américas, África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico.

“É considerado um animal viviparo porque os filhotes já nascem vivos e totalmente formados, prontos para seguir a vida. O termo ‘ovoviviparo’ caiu em validade e desuso para reprodução em répteis, com artigos publicados desde 1993 e publicado em livros desde 2011”, relatou ao CenárioMT, a Bióloga Herpetóloga – Samara Vieira – do Instituto Butantan.

“Durante toda a gestação os embriões recebem nutrientes do vitelo que é formado junto ao ovocito da mãe, antes de ser fecundado. Então conforme se desenvolvem, recebem nutrientes desse vitelo, mas também tem trocas gasosas e de água com a mãe durante toda a gestação, pelo fato do embrião estar envolto por uma membrana placentária. Não ocorre a incubação de um ovo separado do corpo da mãe. Claro que essa troca materna é diferente de mamífero, onde a mãe tem que se alimentar bem durante a gestação, pra passar pro filhote. No caso das cobras, elas tem que estar alimentadas antes de gerar.”, acrescentou Vieira.

A jiboia é basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.
A jiboia é basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.

A Jabuticaba

jabuticaba  é o fruto da jaboticabeira,  uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.  Espécies relacionadas no gênero Myrciaria, frequentemente referidas pelos mesmos nomes comuns, são nativas da América do Sul, encontrada em países como Brasil, México, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina.

[Patrocinado]

Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida. Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.

Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, no Brasil.

A jabuticaba  é o fruto da jaboticabeira,  uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

Se você gostou deste post: ‘Vídeo fofo’ mostra esquilo zangado com vassoura – vai gostar também de ler esta notícia: ‘Vídeo fofo’ mostra esquilo zangado com vassoura

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.