Vídeo em câmera lenta mostra cobra cuspideira em ação

Fonte: CenarioMT

CUSPIDEIRA
CUSPIDEIRA

Prepare-se para assistir ao vídeo mais hilário e assustador da sua vida! Nele, você vai conhecer a cobra cuspideira, a expert em cuspar veneno nos olhos das suas presas e deixá-las completamente cegas. É como se ela dissesse: “Tchau, visão! Agora sou eu quem manda!”

Um vídeo em câmera lenta mostra em detalhes uma cobra cuspideira em ação. Veja o vídeo abaixo.

As imagens mostram uma cobra cuspideira de Moçambique (Hemachatus haemachatus) ou Naja mossambica, como também é conhecida. É nativa da África.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

São cobras que medem entre 1 a 2 metros e geralmente são encontradas em savanas úmidas, pastagens e florestas. Sempre procuram roedores, ave, lagartos e outras serpentes menores para se alimentarem.

Sua poderosa peçonha (veneno) é composta por  neurotoxina que paralisa o sistema nervoso e causa parada respiratória de suas presas (vítimas) a levando a morte.

Com o seu poderoso jato de veneno, a cobra cuspideira mira nos olhos de suas presas e as deixa praticamente cegas.

Vídeo da cobra cuspideira em ação

A Cobra

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente, enquanto cobra-(de-) capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a nascer.

Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.

Uma das espécies preferidas entre os encantadores de serpentes, vive aproximadamente por 15 anos e pode medir até três metros. As fêmeas podem botar até 30 ovos por ninhada, que permanecerão incubados entre 60 a 80 dias.
Uma das espécies preferidas entre os encantadores de serpentes, vive aproximadamente por 15 anos e pode medir até três metros. As fêmeas podem botar até 30 ovos por ninhada, que permanecerão incubados entre 60 a 80 dias. Foto: divulgação/Internet.

A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior. (Fonte: Wikipédia).

Não perca tempo: acesse o Mundo Animal do CenárioMT agora mesmo e embarque em uma aventura selvagem sem sair de casa!

Rodrigo é um profissional altamente qualificado em Ciência da Computação formado pela Universidade de Cuiabá (UNIC), uma das principais instituições de ensino em Mato Grosso. Com sua paixão pela tecnologia desde cedo, ele conquistou uma sólida base em programação, algoritmos e análise de sistemas. Durante sua jornada acadêmica, Rodrigo se destacou não apenas por seu desempenho acadêmico excepcional, mas também por sua participação ativa em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Sua habilidade em resolver desafios complexos e sua busca contínua por aprendizado fazem dele um profissional promissor na área de TI, sempre buscando inovação e excelência.