21.8 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 21 outubro, 2020
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Prefeito confirma instalação do Campus da Unemat em Lucas do Rio Verde

Prefeito confirma instalação do Campus da Unemat em Lucas do Rio Verde

Serão ofertados cinco cursos, que serão ministrados, a partir de 2020, na Escola Olavo Bilac
Por Cenário MT/ Assessoria

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Luiz Binotti, confirmou que Lucas do Rio Verde-MT será agraciado com a instalação de um Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT.

“Uma notícia maravilhosa, especialmente para Lucas do Rio Verde, para nossos jovens, onde foi aprovada agora pela manhã (quarta-feira) pelo Conselho da UNEMAT, a criação do Campus Avançado da UNEMAT em Lucas do Rio Verde. Quero agradecer, primeiramente a Deus e depois a todas as pessoas que se envolveram para a realização dessa conquista. É uma alegria milito grande para mim em poder receber essa notícia e no ano que vem podemos entregar definitivamente, o Campus Avançado, especialmente para os jovens que precisam necessitam da Universidade Pública”, declarou o prefeito Luiz Binotti.

De acordo com o diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus de Sinop da Unemat, Roberto Arruda, o Campus Avançado de Lucas do Rio Verde criado hoje pelo Consuni é o primeiro campus avançado da instituição, assim como foi criado em Rondonópolis.

“O Campus Avançado tem uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados por todos os demais campus da universidade, nós somos hoje em 13 e o campus avançado tem essa possibilidade de receber esses cursos. O campus de Lucas terá uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados de várias modalidades, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e esses cursos não impactam no orçamento da instituição porque nós podemos fazer a remoção temporária de professores e servidores para atendimento ao campus e esse professor pode ofertar naquele momento uma disciplina no campus avançado e outra disciplina no campus de origem. Então, nós estamos com essa possibilidade de Lucas do Rio Verde, ampliando nossa oferta sem nenhum custo adicional para a Universidade do Estado de Mato Grosso e para a Prefeitura de Lucas”.

Arruda também pontuou que a contrapartida com o município é a cedência de um espaço e futuramente a construção de um espaço físico para que essa estrutura funcione no município.

“Temos uma parceria muito boa com a prefeitura, com o prefeito Luiz Binotti, a secretária Cleusa e toda a equipe da Educação, que nos têm apoiado porque o campus de Sinop, por exemplo, oferta já nessa modalidade o curso de Engenharia Civil e Barra do Bugres oferta Engenharia de Alimentos. Então dentro desta perspectiva, o campus tem essa estrutura mais leve, e tem a possibilidade de uma dinâmica de oferta de cursos variados, do hall de 62 graduações que nós temos aqui na Universidade do Estado de Mato Grosso”.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, informou que para iniciar oficialmente as atividades do campus avançado, a Unemat vai utilizar a estrutura da Escola Municipal Olavo Bilac.

“A partir de 2020 poderemos contar com mais cinco cursos da Unemat. Para fazer a escolha, vamos fazer uma pesquisa de opinião pública para identificar a preferência da população em cursos de ensino superior. O edital para contratar a empresa que vai realizar a pesquisa já está disponível e a licitação será no dia 09. Dessa forma, poderemos focar em cursos que atendam os anseios da população”.

Binotti explicou que já está sendo planejado o projeto arquitetônico e providenciada uma área que será destinada para a instalação do campus avançado.

 

Escolas Estaduais de Lucas do Rio Verde serão contempladas com R$ 164 mil



- Publicidade -

Últimas

Proposta proíbe unidade do SUS de negar atendimento a usuário de outro município

O Projeto de Lei 4666/20 proíbe postos de saúde e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de negarem atendimento a usuários vindos de...

Outubro Rosa: Parlamentar cobra regulamentação da lei que determina realização de exames pelo SUS em 30 dias

Em reunião da Secretaria da Mulher da Câmara nesta sexta-feira (16), a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) cobrou a regulamentação da lei 13.896/19, que determina que os exames no...

Portaria estabelece nova ferramenta de acompanhamento da aplicação de recursos da pandemia

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está informando aos prefeitos e equipes sobre as medidas estabelecidas pela Portaria 2.824/2020, do Ministério da Saúde,...

Mato Grosso: Maioria dos prefeitos é contra volta às aulas

A maioria dos prefeitos de Mato Grosso é contra o retorno das aulas presenciais devido ao risco de contaminação pela covid-19. O levantamento, feito...