29.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEParceria entre prefeitura de Feliz Natal com CRS de Sorriso fomentará produção...

Parceria entre prefeitura de Feliz Natal com CRS de Sorriso fomentará produção de mel em terras indígenas

Por Cenário MT

Mais do que auxiliar na produção de grãos em grande escala, a aviação agrícola em Mato Grosso, em especial na região Médio Norte, tem promovido ações importantes para a sustentabilidade do meio ambiente, através de projetos voltados a proteção das abelhas e produção de mel.

A parceria AVIAÇÃO AGRICOLA/APICULTURA, vem tomando proporções maiores e abrangendo também, projetos sociais na região.

Especialista em produção de mel e proteção das abelhas, a professora Clarice Saueressig, criadora do método ‘Recuo’ (processo de extração do mel das colmeias de forma menos invasiva e deixando as abelhas menos agressivas) firmou parceria com a prefeitura de Feliz Natal, através do prefeito Toni Dubiella, para ampliar a capacitação de novos agentes protetores das abelhas.

Da reunião, que contou com o representante da aviação agrícola, Comandante Antônio Carlos da Silva, surgiu a ideia de promover curso para os indígenas situados no Parque Nacional do Xingu.

Outra ação social importante, fruto dessa reunião entre a professora Clarice Saueressig e o prefeito Toni Dubiella, foi à consolidação da parceria entre a prefeitura de Feliz Natal com o Centro de Ressocialização de Sorriso – CRS para a construção das caixas de abelha.

O CRS de Sorriso possui um projeto para que os detentos trabalhem, e assim, tenham redução em suas penas.

O CRS possui uma marcenaria, que possibilitará os reeducandos a confeccionarem as caixas de abelha, contribuindo de forma significativa com a parceria AVIAÇÃO AGRICOLA/APICULTURA.

As madeiras aprendidas, que foram extraídas de forma ilegal em Feliz Natal, serão encaminhadas para o Centro de Ressocialização de Sorriso.

Nesta quarta-feira (07) uma comitiva formada pela professora Clarice Saueressig, Comandante Antônio Carlos e a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da Vara de Execução Penal local, esteve visitando o CRS firmando a parceria com o diretor do da unidade prisional, o policial penal Enilson de Castro.

Comitiva durante visita ao Centro de Ressocialização de Sorriso – CRS – na última quarta-feira (07)

“Para nós, foi motivo de muita alegria receber essa proposta e podermos abraçar essa demanda, até porque, sabemos que vamos atender não somente os indígenas, mas também toda uma população e contribuirrmos para a proteção das abelhas” comentou o diretor do CRS.

“Estando com o material à disposição, teremos uma produção média de 30 caixas de abelha por dia”, acrescentou o diretor.

O projeto da marcenaria no Centro de Ressocialização de Sorriso, conta com o aporte da Comarca de Sorriso, que foi idealizado e tem como responsável a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da Vara de Execução Penal local.

“Aproveito para parabenizar o trabalho desenvolvido por Enilson Castro, diretor do estabelecimento prisional, não só em capacitar reeducandos para o trabalho externo, mas, sobretudo, para o desenvolvimento do trabalho interno. Os reeducandos da Comarca de Sorriso fazem excelente trabalho com madeiras, inclusive com a confecção de móveis, armários e prateleiras, que já foram cedidas, gratuitamente, para diversos órgãos públicos”, comentou em entrevista à coordenadoria de Comunicação do TJMT, a juíza Emanuelle Chiaradia, sobre o trabalho dos reeducandos.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

FIQUE ATENTO
Em Lucas: Saúde alerta para fake news sobre a idade de pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19
julho 28, 2021
CULTURA
Inscrições para oficina de hip-hop estão abertas na Secretaria de Cultura
julho 28, 2021