Senar terá sede própria em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

158730203 4008112799240996 8878484238062354357 n

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MT – que atua em Lucas do Rio Verde há vários anos em parceria com o Sindicato Rural, receberá uma sede própria.

O projeto para a construção do Núcleo Avançado de Capacitação foi apresentando para o prefeito Miguel Vaz, na manhã desta terça-feira (09). Participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural, Antônio Lira, Denise Hasse (tesoureira), Marcelo Lupatini (conselheiro fiscal) e Roseni Toledo (gerente do sindicato).

A Prefeitura irá contribuir na construção, com a destinação de uma área.

O Senar faz parte da família “S” e tem um papel importante na qualificação do produtor rural. É uma instituição de ensino rural, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares.

[Continua depois da Publicidade]

Por meio de treinamentos e capacitações, a instituição tem o compromisso de mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações.

Atualmente, o SENAR-MT atua em três frentes de trabalho, Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial.  Constam em seu portfólio mais de 350 treinamentos.

Os treinamentos são gratuitos e atendem as demandas das 15 principais cadeias produtivas de Mato Grosso: Sojicultura e Milhocultura (soja e milho), Cotonicultura (algodão), Bovinocultura de Corte (carne bovina), Bovinocultura de Leite (leite e derivados), Sucroalcooleira (açúcar e derivados da cana), Apicultura (produção de mel), Avicultura (aves), Ovinocaprinocultura (ovelhas e cabras), Equideocultura (cavalos, muares e burros), Fruticultura (frutas), Olericultura e Mandiocultura (hortaliças e mandioca), Piscicultura (peixes), Sistemas Florestais (madeira, seringa e manejo), Cafeicultura e Suinocultura (suínos).

A entidade também realiza 13 programas especiais focados na gestão da propriedade, segurança do trabalho, empreendedorismo, atendimento às pessoas com necessidades especiais, cidadania e inclusão digital.