Secretaria de Meio Ambiente explica sobre mortalidade de peixes no Lago Harri Müller

De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, trata-se de um fenômeno natural.

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

12 1

 

Imagens de moradores que estão circulando nas redes sociais mostram grande quantidade de peixes mortos no Lago Harri Müller, em Lucas do Rio Verde-MT. Além dois peixes mortos, é possível perceber bastante lixo dentro da água.

Diante da situação, a reportagem do CenárioMT entrou em contato com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente para saber o que leva a esse fenômeno acontecer todos os anos no mesmo lago.

De acordo com o Secretário Interino de Agricultura e Meio Ambiente, Kairo Oliveira, apesar do acumulo de lixo no lago (irresponsabilidade da população) o fenômeno da mortalidade dos peixes acontece de formal natural, uma vez que a vegetação entra em decomposição, baixando a oxigenação da água.

[Continua depois da Publicidade]

O fato acontece geralmente no período chuvoso.

“Isso ocorre devido à decomposição da matéria orgânica na água, com contribuição da chuva, pois o nível sobe. Sabemos que aquela região é um banhado e a água da chuva leva essa vegetação para o lago, e acaba entrando em decomposição”, explicou.

“Outro fator que contribuí para isso é o fato da lamina de água do lago ser rasa, fazendo com que haja mais iluminação solar. Com isso acontece a fotossíntese e surgimento de algas, e que neste período começa a crescer. É um processo natural”, salientou o Secretário Interino.

Em relação ao surgimento de lixo, principalmente recipientes de plástico no Lago Harri Müller, Kairo Oliveira faz um chamamento aos frequentadores do local para fazer o descarte correto do lixo nas mediações, bem como evitar jogar lixo nas ruas, pois com as chuvas, o lago vira um verdadeiro depósito de lixo a céu aberto.

“É também responsabilidade da população, principalmente da vizinhança que deve contribuir conosco (Poder Público) a manter o lago limpo. O lago é de todos e um local de lazer e demos preservar”, finalizou Oliveira.

Na manhã desta quinta-feira (16) equipe da Secretaria de Obras estava fazendo a limpeza as margens do Lago Harri Müller, com a retirada de excesso de vegetação, bem como de lixo acumulado na água.

 

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.