37.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEPalestras educativas conscientizam alunos sobre prevenção da dengue

Palestras educativas conscientizam alunos sobre prevenção da dengue

“10 minutos contra a Dengue nas escolas” é o programa das secretarias de Saúde e de Educação 
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Após a volta gradativa dos estudantes às salas de aula, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, através do PSF XVI Bieger Cidade Nova e da equipe da Vigilância Epidemiológica, desenvolveu o ciclo de palestras “10 minutos contra a Dengue nas escolas”, voltado aos alunos da rede municipal de ensino. A ação realizada nesta quinta-feira (12), na Escola Érico Veríssimo, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), com a Secretaria Municipal de Educação, que visa integrar atividades de saúde e educação que conscientizam sobre bem-estar, cidadania e vida saudável.

Na oportunidade, profissionais da Saúde e agentes de endemias apresentaram de forma didática e lúdica como se prevenir contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, chikungunya e zika). Vídeos ilustrativos foram exibidos e uma cartilha também foi entregue aos estudantes.

“A preocupação com a pandemia não pode nos fazer esquecer os cuidados básicos com a dengue. Seja nos quintais de casa, tirando o acúmulo de água em recipientes, o ideal é eliminar os focos de proliferação do mosquito causador dessas graves doenças, que podem levar à morte”, explica Ilciele Catarina da Silva, enfermeira e palestrante do projeto.

A coordenadora da Escola Érico Veríssimo, Eliana Aparecida, revelou que, mesmo ainda no início, neste mês de agosto, já foram identificados quatro casos de alunos com dengue. “Nós, enquanto educadores, precisamos conscientizar os pais e os alunos que, mesmo na pandemia, a dengue não acabou. A prevenção é o melhor caminho para evitar o agravo da doença”, frisa Eliana.

O ciclo de palestras com o tema “10 minutos contra a Dengue nas escolas” pretende atingir todos os alunos da rede municipal de ensino. Além das palestras, os professores ficam encarregados de continuar os trabalhos de conscientização contra o mosquito da dengue nas salas de aula.

DOENÇAS

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.

Uma vez infectada, a pessoa pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

Na presença destes e/ou qualquer outro sintoma desconhecido, procure uma unidade de saúde e não faça uso de medicação sem prescrição de um profissional da saúde.

O Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita os ovos em focos de água parada. Dessa forma, a principal forma de prevenção é evitar a proliferação eliminando focos de água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito.

DICAS
. Tampar os tonéis e caixas d’água
. Manter calhas sempre limpas
. Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo
. Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
. Tampar as lixeiras
. Limpar os ralos e colocar tela
. Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021