23.5 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 31 julho, 2021
InícioCENÁRIO AGROLucas será o principal entroncamento ferroviário do Brasil, diz prefeito Miguel Vaz

Lucas será o principal entroncamento ferroviário do Brasil, diz prefeito Miguel Vaz

Movimento Pró 3 Ferrovias será lançado nesta sexta-feira (25) em Lucas do Rio Verde
Por CenárioMT

Lucas do Rio Verde-MT será palco do lançamento do Movimento Pró 3 Ferrovias nesta sexta-feira (25). O encontro acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores, a partir de 19 horas. Devem participar representantes de entidades de classe e do Poder Público local.

Ao falar a CenárioMT sobre o encontro, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância de Lucas do Rio Verde receber o lançamento do Movimento. O gestor lembrou que a iniciativa do economista Vicente Vuolo é pautada na luta empenhada pelo pai, Vicente Emílio Vuolo, quando senador da República. Na época, após mobilizar a sociedade mato-grossense em torno do projeto, Vuolo conseguiu a chegada da Ferronorte ao Estado. O reconhecimento pela mobilização deu o nome da ferrovia em Mato Grosso de Senador Vicente Vuolo.

“Lucas do Rio Verde será, sim, no futuro, o principal entroncamento ferroviário do Brasil, onde receberá três ferrovias, tudo nos planos do Governo Federal”, ressaltou Miguel Vaz.

As ferrovias planejadas com traçado passando ou chegando a Lucas do Rio Verde são a Fico (Ferrovia de Integração Centro Oeste), a Senador Vicente Emílio Vuolo e a Ferrogrão, ligando Sinop ao Porto de Miritituba. Miguel lembra que a Fico tinha planejamento para começar a operar já em 2012. Em relação à Ferrogrão, a expectativa é que o edital de concessão deve ser lançado ainda em 2021. “O que se prevê é que esse projeto da Ferrogrão possa, neste movimento, ter um pedido para que logo após o lançamento seja feito pedido do estudo de viabilidade, projeto executivo da extensão deste trecho da Ferrogrão até Lucas do Rio Verde, o que já encaixaria aqui com a Fico”, pontua. Já o projeto da Senador Vicente Vuolo é da iniciativa privada. A empresa Rumo é a responsável pela execução. No entanto, a empresa aguardando liberações do Governo Federal, Ministério da Infraestrutura, para a extensão até Lucas do Rio Verde. “Onde será construído um grande terminal de cargas, tanto graneis, quanto contêineres”, destaca Vaz.

Benefícios

O prefeito de Lucas do Rio Verde assinalou que todo o Estado será beneficiado com a chegada das três ferrovias. Mato Grosso é o principal produtor de grãos do Brasil e tem grande produção de carne e produtos vegetais. Três opções para escoar essa produção gera competição entre os operadores de transporte e reflete na redução nos preços de frete. “Melhora a economia, deixa mais recursos no campo, o campo investe, produz mais, as cidades crescem, as oportunidades aumentam, os empregos, a renda, enfim, a economia gira mais forte. O Movimento é muito importante, nós estaremos apoiando e convidando as lideranças”, ressaltou.

Miguel Vaz lembra que as manifestações do Governo Federal, por meio do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas ou pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, em prol às ferrovias, fortalecem o movimento. “E a movimentação da origem, do local onde vai ser contemplado, é sempre importante a manifestação da sociedade dizendo que isso é importante, chamando esses investimentos para a região. É importante, porque dá respaldo para o Governo Federal seguir em frente e colocar isso em execução”, conclui.

Movimento Pró 3 Ferrovias será lançado em Lucas do Rio Verde nesta sexta-feira (25)

Uma das dificuldades encontradas pelos produtores no escoamento da safra é a logística. Atualmente, o transporte dos grãos, em sua maioria, é feito pelas…

Movimento Pró 3 Ferrovias: Lucas será o grande entroncamento ferroviário de MT, lembra Vuolo

No próximo dia 25 será lançado em Lucas do Rio Verde o Movimento Pró 3 Ferrovias. O evento acontecerá no auditório da Câmara de…

Movimento Pró 3 Ferrovias será lançado dia 25 de junho em Lucas do Rio Verde

Será lançado no próximo dia 25, em Lucas do Rio Verde, o Movimento Pró 3 Ferrovias. A proposta de criação do movimento é do…
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Lucas Forte de Novo tem 54% das propostas aprovadas
julho 31, 2021
POLÍTICA
Com fim do recesso, Câmara de Lucas retoma sessões ordinárias na próxima segunda
julho 31, 2021