Escolas da rede estadual de Lucas aderem ao Dia Nacional de Paralisação pela Educação

Nesta quarta-feira (26) vários atos marcam a greve nacional. Em Lucas do Rio Verde ato aconteceu na rotatória da Rosa Mística

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 04 26 at 10.35.57
Alguns profissionais debateram sobre as reivindicações da categoria

Um ato rápido na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde, marcou a paralisação dos profissionais da educação em defesa do segmento. Hoje é o dia da greve nacional dos trabalhadores na educação. Duas escolas da rede estadual no município, Dom Bosco e Márcio Shabatt, aderiram ao manifesto.

Na rotatória, o ato foi simples. Os profissionais que acompanharam a mobilização conversaram sobre a pauta de reivindicações da categoria. A principal preocupação dos profissionais envolve a valorização dos profissionais e da carreira.

Luiz Fernando Zen, vice-presidente da subsede do Sintep em Lucas do Rio Verde, diz que a implantação do novo ensino médio, por exemplo, preocupa o segmento. Ele explica que os profissionais ficaram sobrecarregados com o novo sistema de ensino. “(Sobrecarregou) os professores de trabalho ainda mais do que a gente já tinha. Tem colocado para a gente algumas disciplinas que não são da nossa formação. O professor é formado em História, Geografia, Filosofia e está dando aula de projeto de vida, que é uma disciplina nova, sem muita argumentação, sem muita fundamentação teórica”, assinalou.

Por conta disso, os profissionais têm se desdobrado para preparar conteúdo para ser aplicado nessas disciplinas. “Até existe uma base de trabalho para essas disciplinas, mas ela é muito vaga, deixa muitas brechas que o professor tem que preencher isso. Então acaba fazendo com que o professor estude mais, trabalhe mais, busque mais conhecimento, sendo que a área de formação dele é outra”, observa Zen.

[Continua depois da Publicidade]

Em relação à valorização da carreira, o sindicato teme pelo comprometimento da previdência. “Pode ser que no futuro a gente tenha que enfrentar algum problema em relação à previdência, já que você vai diminuindo a base dos trabalhadores”, alertou.

Mobilização

Conforme o vice-presidente, esta é a 24ª Semana Nacional da Educação. Em Mato Grosso, o sindicato entregou à deputada Janaína Riva, manifestação com a pauta de discussão relacionada aos profissionais da rede estadual de ensino.

Em Brasília foi entregue um abaixo-assinado ao ministro ao Ministério da Educação, Camilo Santana, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação. “Nesse abaixo-assinado está, entre outras reivindicações, a revogação do novo ensino médio”, explicou Zen. “E o objetivo é melhorar um pouco mais as condições de trabalhadores da educação”.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.