Durante inauguração de ala, Marino Franz fala em tornar HSL referência em MT

Além de inaugurar a ala Bruce Rastetter, diretoria assinou convênio com hospital de Iowa

Fonte: CenárioMT

IMG 3831 scaled

Ser referência hospitalar em Mato Grosso até 2025. A meta arrojada foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo presidente da Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde. Marino Franz reconhece que a meta é arrojada, mas parcerias anunciadas podem ajudar a pavimentar esse caminho.

A declaração de Franz ocorreu durante inauguração da Ala materno infantil Bruce Rastetter. O governador Mauro Mendes, senadores, deputados e secretários de Estado fizeram visita ao Centro de Imagem, conheceram o Banco de Leite Humano, implantado em parceria com o Rotary Club e a ala construída a partir de doação do empresário norte americano Bruce Rastetter.

Na ocasião também foi assinado um convênio com o hospital de Iowa-EUA, que tem uma estrutura considerável. São cerca de 1,4 mil profissionais médicos que atendem na unidade.

Marino também anunciou parceria com a Unilasalle para implantação de curso de Enfermagem, já protocolado junto ao MEC. E a partir de 2025 contar também com curso de Medicina em Lucas do Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

“Ser talvez o melhor hospital de Mato Grosso, a meta é arrojada”, reconheceu Franz.

O presidente da FLS anunciou ainda a criação da ala de hemodinâmica, que atende pacientes com problemas cardíacos. Marino citou que em 2022 foram registrados cerca de 300 casos de infarto no município.

Filantropia

Ao falar sobre o funcionamento do hospital, Marino Franz afirmou que a filantropia é maneira mais correta de oferecer bons serviços de saúde. Ele citou o exemplo do hospital mantido pela Universidade de Iowa, que tem um orçamento de U$ 3,5 bilhões. “Metade vem do Estado e metade vem da comunidade”, resumiu.

Como ex-gestor de Lucas do Rio Verde, Franz observa que o poder público não consegue manter serviços em uma área tão complexa como a saúde.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, reforçou a importância da iniciativa do Hospital São Lucas, que foi construído a várias mãos e oferece cerca de 74% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde. “É uma filantropia e pode receber recursos de toda a comunidade”, disse.

Inspiração

O governador Mauro Mendes elogiou a estrutura do Hospital São Lucas. O chefe do Executivo Estadual disse ainda que o trabalho feito por Franz no município serve de inspiração. “Tem inspirado na transformação, na área de industrialização do milho no nosso Estado”, pontuou.

Mendes observou que os pacientes atendidos pelo SUS terão a mesma qualidade ofertada àqueles que detêm plano de saúde. “Parabéns pela demonstração e amor ao próximo e demonstração de cidadania”, enfatizou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.