30.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOCarreta roubada é recuperada pela Rotam em Mato Grosso

Carreta roubada é recuperada pela Rotam em Mato Grosso

A carreta foi encaminhada à Delegacia Especializada de Roubo e Furtos e Veículos
Por Redação CenárioMT

Uma equipe da Rotam recuperou nesta segunda-feira (09.08), uma carreta Volvo FH 540 branca, roubada no sábado (07), em Várzea Grande.

Os policiais monitoravam o sinal do rastreador e encontrando o veículo abandonado nas proximidades do KM-470 em uma estrada vicinal próximo a Jangada.

Ao chegar no local, com auxilio de uma equipe da Rota do Oeste, nenhum suspeito estava no local. A carreta foi encaminhada à Delegacia Especializada de Roubo e Furtos e Veículos.

– Foto por: PMMT

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Como funciona o rastreador de um caminhão?

O rastreador veicular pode funcionar de duas formas:

Via radiofrequência (RF)

Se baseiam na triangulação de sinais obtidos por redes constituídas por longas hastes receptoras, que proporcionam uma ampla cobertura de área, e mostram o posicionamento do alvo rastreado inclusive em locais cobertos e/ou fechados.

Via GPS (Sistema de Posicionamento Global)

Funciona por meio de um grupo de mais de 20 satélites, que circundam pelo Planeta de uma forma que no mínimo 4 deles estejam visíveis pelos sensores de qualquer posição do globo.

Dessa maneira, esse dispositivo envia sinais para pontos receptores posicionados na superfície da Terra, que, por sua vez, são direcionados para centrais que realizam o serviço de rastreamento automotivo.

Curiosidade: o famoso aparelhinho popularmente conhecido como GPS, na realidade, é um navegador que usa o sistema de GPS para funcionar.

Quais são as vantagens de um rastreador para caminhão?

As vantagens são inúmeras, porém listamos as principais:

Monitoramento em tempo real

As transportadoras podem saber precisamente onde está localizado o caminhão e a mercadoria, pois a atualização é feita na hora. Se o veículo fizer uma rota diferente da definida, é possível verificar se não houve desvios.

Custos reduzidos

Trabalhar com rastreadores não é tão caro. Antigamente — quando a tecnologia foi lançada —, isso até era verdade, mas hoje a realidade é outra. As empresas frotistas realizam um investimento mínimo para ter acesso aos sistemas de rastreamento e os retornos conseguidos são notáveis.

Maior segurança

Como tudo é acompanhado instantaneamente, qualquer problema é facilmente descoberto. Assim, a central de monitoramento pode ser comunicada prontamente, o que evita e coíbe furtos. Sem contar que também é possível instalar funcionalidades adicionais, como travamento de portas, impossibilitando ainda mais as ações de bandidos.

Melhoria da logística

Não é somente comodidade e segurança que o rastreador para caminhão traz para as transportadoras e seus motoristas. Ele pode auxiliar na otimização das atividades logísticas, graças às informações estratégicas, como acesso às rotas, atrasos, tempo de parada, entre outros aspectos que podem ser usados para aprimorar o transporte de cargas.

Você,gestor de frota, consegue avaliar as rotas estrategicamente e, dessa forma, definir a melhor maneira de efetuar as entregas em tempo, reduzindo custos com combustível e pedágios.

Mais tranquilidade para todos os envolvidos

Tanto a empresa quanto a contratante ficam mais despreocupadas sabendo que existe um monitoramento em tempo real de tudo o que está acontecendo. Assim, se houver atraso, serão notificadas instantaneamente, podendo aplicar ações que não impactam na sua produtividade.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,321FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021