Alunos e professores de Mato Grosso podem participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Inscrições estão abertas até dia 21. Iniciativa é voltada para alunos de escolas públicas e privadas e premia ideias para redução do consumo de energia elétrica.

Fonte: CenarioMT

Alunos e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas Mato Grosso têm até o dia 21 de outubro para se inscreverem na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, criando nos jovens hábitos de consumo consciente. As inscrições devem ser feitas pelo site https://onee.org.br/olimpiada.

A ação é realizada pelas concessionárias de energia do país, como a Energisa. É uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee).

Os estudantes com melhor desempenho receberão certificados e prêmios como notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Além disso, os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 0800 606 9130.

aaaa

[Continua depois da Publicidade]

Energisa pede apoio de professores e escolas de MT

Nesta quarta-feira, equipes da Energisa realizam uma Blitz da Eficiência Energética na Escola Gonçalo Domingos de Campos. A ação tem o objetivo de divulgar essa competição estudantil junto à comunidade escolar. “A gente quer ver o nosso estado bem representado em com várias escolas. Não tem limite de instituições e alunos por região. Pra isso, é muito importante esse espaço e engajamento dos alunos e professores. Pensar em eficiência energética é pensar no agora e no futuro”, comenta Alex Fabiano, analista de eficiência energética da Energisa Mato Grosso.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores por meio de uma plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Para Marcos Madureira, Presidente Executivo do Instituto Abradee da Energia, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos, através da multiplicação de boas práticas e engajamento geral. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes públicos e sociedade”, comentou.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.