A primeira e única astrônoma de Mato Grosso recebe homenagem na Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: CenárioMT

1 295

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na noite de ontem, quinta-feira (28) uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. O evento foi requerido pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB).

A ação tem o intuito de reconhecer a luta das mulheres pelo seu espaço perante à sociedade. Durante o evento foram entregues diversas Moções de Aplauso a mulheres que se destacaram em suas atuações.

Uma das agraciadas com o título “Mulher Cidadã Ana Maria do Couto” foi Telma Cinira Couto da Silva, Cuiabanaprimeira e, até agora, única astrônoma a atuar no Estado de Mato Grosso. Ela é a sobrinha da personalidade que dá nome ao título Ana Maria do Couto.

“A cerimônia foi linda. Eu me emocionei. Vou guardar essa imagem para a eternidade” disse Tema.

Telma1Telma bacharelou-se em Física pela Universidade de Brasília , fez  mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional  do Rio de Janeiro  e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo – São Paulo. Foi professora do  Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso  (UFMT). Na UFMT atuou nas três atividades fins – o ensino, a pesquisa e a extensão. Na pesquisa teve trabalhos publicados em revistas internacionais de primeira categoria, no ensino foi uma docente dedicada e, na extensão, promoveu diversos eventos de divulgação de Astronomia. Usou seu  próprio recurso para divulgar essa ciência em algumas regiões do pantanal matogrossense.  Foi membro da Editora da UFMT,  do  colegiado do curso de Licenciatura em Física  e coordenadora do laboratório de computação da Física. Tem mais de setecentas citações em textos de divulgação de Astronomia publicados na mídia  de Mato Grosso e de outras regiões do Brasil. Sobrinha de Ana Maria do Couto, a May, publicou também textos na mídia  em que conta fatos da convivência com a sua tia, tais como “Outubro”, “Seu nome era  Ana Maria”,  “Pedrossian e eu”,  e  “Medo de Assombração I”, “Medo de Assombração II” e “Medo de Assombração III”.<

[Continua depois da Publicidade]

940a72fb 4267 4f84 871b ca71a8ed4054?t=1553810350374

Título Ana Maria do Couto

A cuiabana Ana Maria do Couto nasceu em 1925 e, conforme sua sobrinha, ainda na infância, recebeu o apelido de May. Foi a primeira esportista mato-grossense a vencer uma competição fora do seu Estado, e primeira professora de Educação Física concursada em Mato Grosso.

Em meados de 1950, ela entrou para área de comunicação, atuando como radialista e apresentadora de televisão. Também foi destaque na política regional, como vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Na década de 1970, foi eleita presidente do Clube Esportivo Dom Bosco. Faleceu em 1971, aos 46 anos de idade.

Também foram homenageadas na solenidade Jaqueline Jacobsen, Margareth Gettert Buzetti, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, Jozirlethe Magalhães Criveletto, Glaucia Anne Kelly Rodrigues Amaral, Vera Lúcia Capilé, Maria Erotides Kneip Baranjak, Luzia Guimarães, Serys Marly Slhessarenko, Lindacir Rocha Bernardon, Iviusch Beloto do Nascimento, Rosana Leite Antunes de Barros, Gisela Guth de Araújo, Aline Prado Lima Nascimento, Jacy Ribeiro de Proença e Ritamaris de Arruda Regis.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.