32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início MATO GROSSO Policiais iniciam fiscalização e patrulhamento nos rios de Mato Grosso

Policiais iniciam fiscalização e patrulhamento nos rios de Mato Grosso

Os patrulhamentos fluviais e terrestres já iniciaram para inibir e combater práticas de pesca e a comercialização ilegal de pescado.
Por CenárioMT

A partir desta quinta-feira (01.10) e até o dia 31 de janeiro de 2021, policiais do Batalhão de Proteção Ambiental intensificam a fiscalização e o patrulhamento nos rios de Mato Grosso para garantir que a reprodução dos peixes seja respeitada no período de defeso da piracema, com o lançamento da ‘Operação Piracema’, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com  a Polícia Militar.

Os patrulhamentos fluviais e terrestres já começaram para inibir e combater práticas de pesca e a comercialização ilegal de pescado. Veículos e embarcações estão sendo abordados e verificados para impedir que qualquer cidadão tente desrespeitar o período de defeso da Piracema.


-Continua depois da publicidade ©-

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto, conta que o efetivo da unidade especializada da PM está pronto para flagrar ilegalidades e desrespeito a leis que protegem a fauna e  a flora mato-grossense.

“De forma integrada com os fiscais da Sema,  vamos agir de forma preventiva  nas três bacias hidrográficas do estado. Atuando com barreiras em pontos sensíveis à reprodução dos peixes. Vamos fiscalizar estoques de  restaurantes, hotéis, pousadas e outros estabelecimentos comerciais que armazenam pescado que devem ter esses produtos legalizados. Quem for pego desrespeitando o período de defeso é multado e tem todos apetrechos de pesca apreendidos”, alerta o comandante.

O tenente-coronel Fagner destaca ainda que toda a equipe do Batalhão de Proteção Ambiental da PM está empenhadas em missões de proteção a fauna e flora. Além da Operação Piracema, equipes de policiais ambientais  vem atuando de forma enérgica na Operação Pantanal na região de Porto Jofre, ajudando as equipes no combate aos  incêndios e principalmente nos resgates de animais silvestres feridos.

A Operação Piracema é uma ação integrada da Polícia Militar Ambiental, ecretaria de Estado de Meio Ambiente e Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). O objetivo é conscientizar a população sobre o respeito ao período reprodutivo dos peixes e que as leis ambientais sejam cumpridas em respeito ao ciclo da natureza.  A Polícia Militar pede a colaboração da sociedade para proteger o meio ambiente e denunciar, caso presencie alguma ilegalidade ou crime ambiental por meio do 190 ou pelo 0800 65 39 39.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Covid-19: identificação biométrica não será exigida nas Eleições 2020

As eleições de outubro de 2020 marcam 12 anos do início da adoção da biometria no processo eleitoral brasileiro. No pleito deste ano, contudo,...

Avó flagra marido estuprando a neta de 11 anos em Mato Grosso

Um homem de 39 anos foi preso na sexta-feira (23) por estuprar a neta de criação de 11 anos no município de Cáceres (225...

Dupla é presa com carreta roubada carregada de soja em MT

Policiais militares da 3ª Companhia de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) prenderam neste sábado (24.10) dois homens por roubo, na zona rural da cidade....

Ronaldinho Gaúcho testa positivo para coronavírus

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho confirmou no início da tarde deste domingo (25) que testou positivo para o novo coronavírus (covid-19). O anúncio foi feito...