25.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 janeiro, 2021
Início ESPORTES E os brancos com isso? Entenda por que a luta contra o...

E os brancos com isso? Entenda por que a luta contra o racismo vai muito além dos atletas negros

Por GLOBOESPORTE.COM

Em um momento em que as mortes dos meninos João Pedro e Miguel, no Brasil, e George Floyd, nos EUA, trouxeram à tona o debate sobre a questão racial no mundo, a cobrança do posicionamento de jogadores negros também entrou em pauta. A questão, no entanto, não é tão simples. E é nesse ponto que abrimos outro questionamento: e o que os brancos e as brancas têm feito contra o racismo?

No país em que 44% dos homens e 33% das mulheres de pele escura não completam o ensino médio (segundo os números do IBGE), parece um contrassenso exigir mobilização apenas de atletas negros, especialmente em uma sociedade racista, como explica Roberta Pereira da Silva, pesquisadora sobre racismo no futebol e mestre em Serviço Social pela PUC-SP.

– O espaço do futebol profissional é um local em que se opera o racismo institucional. Nesse sentido, é complicado cobrar desses jogadores um posicionamento, uma vez que não se garante que não sofrerão represália. Em que pese a cobrança sobre os jogadores negros, que também se cobre dos jogadores brancos.

O medo de o posicionamento trazer consequências para a carreira é também um dos fatores que silenciam os atletas negros. Sem representatividade nos cargos de liderança dos clubes e longe de ter poder de decisão nas entidades que regulamentam o esporte, os negros não têm sua voz escutada. Este é o cenário que destaca o historiador Ricardo Pinto, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Vagas de emprego
Sine Lucas do Rio Verde oferece 223 vagas de emprego nesta segunda-feira (25); confira a lista
janeiro 25, 2021
Educação
Segundo período de pré-matrículas online começa hoje, segunda-feira (25) em Lucas do Rio Verde
janeiro 25, 2021