26.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início ECONOMIA Tragédia em Brumadinho prejudica indústrias de Minas e Espírito Santo

Tragédia em Brumadinho prejudica indústrias de Minas e Espírito Santo

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

O rompimento da barragem de Brumadinho (MG) provocou queda de 9,7% na indústria do Espírito Santo e de 4,7% na de Minas Gerais na passagem de janeiro para fevereiro. Esses foram os dois estados com maiores recuos na produção industrial no período, segundo dados divulgados hoje (9), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Bernardo Almeida, analista da pesquisa, o resultado nos dois estados foi pressionado pela redução na produção de minério de ferro, após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro.

Outros locais com queda na produção industrial de janeiro para fevereiro foram Goiás (-2,6%), Rio de Janeiro (-2,1%), Rio Grande do Sul (-1,4%) e Pará (-0,1%).

Ao mesmo tempo, nove dos 15 locais pesquisados pelo IBGE tiveram alta na produção: Bahia (6,5%), Região Nordeste (6,2%), Pernambuco (5,9%), São Paulo (2,6%), Mato Grosso (1,7%), Amazonas (1,5%), Paraná (1,1%), Ceará (1,1%) e Santa Catarina (0,5%). Na média nacional, a indústria cresceu 0,7%.

Outras comparações

Na comparação com fevereiro de 2018, a produção industrial avançou em dez dos 15 locais pesquisados, com destaque para Pará (12,7%) e Paraná (10,8%). Mato Grosso e Região Nordeste mantiveram-se estáveis.

No acumulado do ano, houve perdas em sete dos quinze locais pesquisados, com destaque para o Espírito Santo (-6,2%). Dois locais mantiveram-se estáveis (São Paulo e Minas Gerais) e seis tiveram alta. O maior avanço ocorreu no Paraná (10,3%).

Já no acumulado de 12 meses, oito dos 15 locais tiveram alta. A maior delas foi registrada no Pará (9,1%). São Paulo mantém-se estável. Seis locais apresentaram queda. Goiás acumula a maior perda: -4%.

Edição: Kleber Sampaio



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Luverdense recebe Cuiabá neste domingo (06) pelas quartas de final do Mato-grossense

Luverdense e Cuiabá fecham os confrontos de quartas de finais do Campeonato Mato-grossense Edição 2020. As equipes iniciam o duelo pela última vaga na...

Mulher é pega no momento que passava droga para comprador

Policiais militares do 1º BPM prenderam nesta quinta-feira (03.12), um homem e uma mulher por tráfico de droga, no bairro Porto, na capital. A equipe...

Drogas são tiradas de circulação em Sinop e Sorriso; quatro são encaminhados à delegacia

Policiais militares do 11º BPM de Sinop e 12º BPM de Sorriso prenderam nesta quinta-feira (03.12) dois homens e uma mulher e apreenderam um...

Policiais encontram revólver, munições e espoletas em área de mata em MT

Uma equipe do Batalhão Ambiental em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá) apreendeu nesta quinta-feira (03.12), um revólver calibre 22, 28 munições entre calibres...