27.3 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 03 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROColheita da 1ª safra de feijão foi encerrada no RS

Colheita da 1ª safra de feijão foi encerrada no RS

Chuva congelada, neve e frio. Veja a tendência do clima para os próximos dias nas áreas produtoras do país
Texto por ClimaTempo

Os cultivos em segunda safra encontram-se predominantemente em fase de enchimento de grãos, que totalizam 45%, seguidos de lavouras em maturação, com 35%. Já foram colhidos 20%, e a produtividade estimada é de 1.623 kg/ha, sendo cerca de 20% superior à estimada inicialmente para o segundo cultivo. A boa perspectiva de produção decorre das boas condições durante o ciclo, com chuvas recorrentes desde a sua implantação e sem maiores infestações de pragas nem doenças.

No entanto, persiste a preocupação dos produtores com as condições do tempo, que apontam para noites mais frias, alertando-os em relação ao controle da antracnose. Além disso, as chuvas em excesso estão trazendo alguns problemas de doenças fúngicas nas lavouras que estão em fase de enchimento de grãos.


--Continua depois da publicidade--

Geada e neve ocorrida

A cidade de Cascavel (PR) registrou nesta terça-feira (17/05) temperatura de 2,6°C pelo Simepar com geada no milho. Interessante é que o município de Toledo logo ao lado teve mais de 6°C. Geada isolada no oeste do Paraná. Conforme previsto pela Climatempo, também houve ocorrência de chuva congelada e neve em Santa Catarina. Nesta terça-feira nevou em São Joaquim e Urupema. Veja aqui o registro feito pela produtora rural Katia Fenner, de São Joaquim.

Tendência do Clima

Na quarta-feira (18/05) e também na quina (19/05), há previsão de geadas no Paraná, São Paulo e Minas Gerais, em áreas de café, milho, feijão, HF e cana de açúcar, mas o fenômeno não será tão abrangente.

Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Sul de Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba devem registrar geada. A expectativa é de ocorrência do fenômeno em áreas de café da Mogiana e do sul de Minas. Com relação a cana pode gear nas áreas produtoras de São Paulo. Feijão e milho podem ser impactados entre as áreas do Paraná e sul de São Paulo.

A partir da sexta-feira (20/05), a chance de geada diminui no Sudeste, mas ainda há previsão do fenômeno no Sul do país.


--Continua depois da publicidade--

Com relação a chuva, há previsão de chuva na faixa leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Algumas áreas entre Porto Alegre, Caxias e Torres, devem acumular mais de 50 milímetros de chuva entre hoje (17/05) e quarta-feira (18/05). A frente fria associada ao ciclone e o ar frio favorece a ocorrência de chuva forte no Nordeste, principalmente para as áreas agrícolas de feijão, milho e cana de açúcar de Sergipe, Alagoas.

No período de 24 a 30 de maio, as simulações mostram uma tendência de chuva para o leste do Nordeste e a volta da chuva para o Rio Grande do Sul. Ou seja no final do mês, a chuva fica concentrada sobre a Região Sul associada a uma nova frente fria.

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais
julho 02, 2022
CAUTELAR INOMINADA
Ministério Público anula liberdade provisória de preso em Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022