15.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOPresidente do CNPq é demitido pelo governo

Presidente do CNPq é demitido pelo governo

Por CenárioMT/Gau Figueirêdo

Após a demissão do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma nova substituição foi realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O engenheiro João Luiz Filgueiras de Azevedo deixa a presidência do Conselho e será substituído por Evaldo Ferreira Vilela. A medida teve a assinatura do ministro Braga Neto, chefe da Casa Civil.

Filgueiras presidiu o conselho desde 15 de janeiro de 2019. Antes, ele atuava como pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e ministrava aulas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


--Continua depois da publicidade--

O CNPq é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que tem como ministro o astronauta Marcos Pontes, e uma de suas principais atribuições é de fomentar a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento.

O novo ministro Evaldo Ferreira Vilela é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A exoneração sofrida por Vilela, segundo Associação de Servidores do CNPq, pode estar associada ao posicionamento de Azevedo que pedia por mais autonomia e verbas.

Recentemente o CNPq, juntamente com o Ministério da Saúde divulgou a criação de chamada pública para o mapeamento dos resultados de estudos realizados sobre o Covid-19.

Currículo


--Continua depois da publicidade--

Evaldo Ferreira é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, possui mestrado em Entomologia pela USP e é PHd em Ecologia pela universidade inglesa de Southampton. Conta em seu currículo com pós-doutoramento nas universidades de Berkeley (nos Estados Unidos), de Nuremberg (na Alemanha) e Tsukuba (no Japão).

Ferreira já escreveu mais de 100 artigos científicos e orientou cerca de 40 mestres e doutores durante a sua carreira. Já presidiu a Sociedade Entomológica do Brasil e a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É ainda membro titular da Academia Brasileira de Ciências.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PRIMEIRO ESCALÃO
Por motivos pessoais, Franz deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde
maio 06, 2021
COVID-19
Prefeito de Lucas explica flexibilização do novo decreto: ‘Saímos de risco muito alto, para risco alto’
maio 06, 2021