Somente cinco das 29 testemunhas de defesa previstas prestaram depoimento nesta quarta-feira (16) em ações penais que investigam uma suposta trama golpista ligada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza desde segunda-feira (14) as oitivas nos processos contra os núcleos 2 e 4 do esquema investigado. Entre os nomes esperados estavam políticos como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Eduardo Girão (Novo-CE) e o ex-ministro Onyx Lorenzoni. A maioria foi dispensada, seja por pedido aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, seja por falta de pertinência ou por solicitação das próprias defesas.
Chamou atenção a ausência do delegado Fábio Shor, da Polícia Federal, responsável por indiciar 34 pessoas no inquérito, incluindo o ex-presidente. Inicialmente, Moraes considerou intimá-lo para outra data, a pedido da defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro. Mas ao final da sessão, o ministro declarou ser obrigação dos advogados garantir a presença das testemunhas, sinalizando que não expedirá intimação para Shor.
Na audiência do núcleo 2, apenas dois dos 21 depoentes convocados compareceram: o senador Ciro Nogueira e o general Gonçalves Dias. Ambos negaram qualquer conhecimento sobre planos golpistas e afirmaram não ter relação com os réus.
Simultaneamente, em outra audiência conduzida pela juíza auxiliar Luciana Sorretino, três das oito testemunhas previstas para o núcleo 3 foram ouvidas. Entre elas estava Julio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE, que desmentiu boatos sobre fraudes no sistema eletrônico de votação.
Nesta quarta-feira, os depoimentos do núcleo 4 foram concluídos. Já as audiências dos núcleos 2 e 3 devem seguir até 23 de julho. Em seguida, os réus desses grupos serão ouvidos, ainda sem data definida.
Réus por núcleo:
Núcleo 2
- Filipe Martins
- Marcelo Câmara
- Silvinei Vasques
- Mário Fernandes
- Marília de Alencar
- Fernando de Sousa Oliveira
Núcleo 3
- Bernardo Romão Correa Netto
- Cleverson Ney Magalhães
- Estevam Theophilo
- Fabrício Moreira de Bastos
- Hélio Ferreira
- Márcio Nunes de Resende Júnior
- Nilton Diniz Rodrigues
- Rafael Martins de Oliveira
- Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros
- Wladimir Matos Soares
Núcleo 4
- Ailton Gonçalves Moraes Barros
- Ângelo Martins Denicoli
- Giancarlo Gomes Rodrigues
- Guilherme Marques de Almeida
- Reginaldo Vieira de Abreu
- Marcelo Araújo Bormevet
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha