A participação das mulheres na política será tema de uma live realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no dia 27 de maio, às 9h30. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização e Incentivo à Participação Feminina, instituído pela Resolução TRE-MT n° 2635/2021.
O evento terá apresentação da vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, e palestra da juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Clara da Mota Santos Pimenta Alves. Serão abordados os assuntos: Voto em dobro para distribuição do Fundo Partidário, candidatura “laranja” e financiamento de campanha.
Segundo a corregedoria regional eleitoral do TRE-MT, esta é uma das frentes do Tribunal em busca da igualdade na ocupação de espaços entre homens e mulheres. “A palestra é mais uma ação do Programa de Valorização e Incentivo à Participação Feminina, que conta também com iniciativas no âmbito interno, como por exemplo, o incentivo à ocupação de cargos de chefia e assessoramento e ações de combate ao assédio, violência ou discriminação da mulher no ambiente de trabalho”, ressaltou a desembargadora.
A juíza Clara da Mota ressalta que este é um tema central para a democracia brasileira e convida a todas e todos para assistirem a live. “O Brasil precisa superar o cenário atual de grande desigualdade, de ausência de equidade de gênero na ocupação de cargos públicos do nosso país, e uma conversa sobre esse tema é fundamental para avançarmos”.
A live será transmitida no canal do TRE-MT no Youtube.
- Projeto em MT defende criação de programa de incentivo ao empreendedorismo para imigrantes, refugiados e apátridas
- Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
- Tio de 62 anos é preso por estuprar sobrinha dos 10 aos 13 anos em Mato Grosso
- Empresário é assassinado a tiros por motorista de ônibus em Mato Grosso
- Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde