23.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 26 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO Governo publica decreto para proteger tecnologia da Base de Alcântara

Governo publica decreto para proteger tecnologia da Base de Alcântara

Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil

O governo publicou hoje (20) no Diário Oficial da União decreto legislativo oficializando o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre os governos brasileiro e dos Estados Unidos (EUA). O nome técnico designa o termo envolvendo a exploração da base espacial da cidade de Alcântara, no Maranhão, para atividades espaciais por companhias estadunidenses e as proteções que esses agentes terão no desenvolvimento de ações no local, como lançamento de foguetes e satélites.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) tem por meta proteger a tecnologia desenvolvida pelos países contra o uso ou cópia não autorizados. Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), sem a assinatura do acordo com os EUA, nenhum satélite com tecnologia norte-americana embargada poderia ser lançado da base de Alcântara, pois não haveria a garantia da proteção da tecnologia patenteada por aquele país.

“Essa indústria já agrega muito valor e passará a ter uma importância maior agora com a aprovação do AST, que abre o Brasil para o mercado aeroespacial mundial”, afirmou o secretário-executivo adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Carlos Alberto Baptistucci, na abertura do 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira, ontem (19) em São José dos Campos.

O acordo foi assinado em março em Washington, mas teve de passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para ser validado.

No governo-defende-salvaguarda-tecnologica-da-base-de-alcantara” target=”_blank”>Congresso, foram realizadas audiências públicas nas quais foram apresentadas diversas posições. As maiores governo-e-sociedade-divergem-sobre-garantias-no-acordo-de-alcantara” target=”_blank”>polêmicas estiveram centradas não na aprovação ou não do acordo, mas nas medidas para as comunidades quilombolas da região.

Valéria Aguiar



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Grêmio vira sobre o Athlético-PR fora de casa e soma três pontos no Brasileirão

O Grêmio venceu o Athlético-PR em partida válida pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro 2020. Com gols contra do zagueiro Thiago Heleno e do...

Inter empata com o Flamengo no Beira-Rio

Inter e Flamengo empataram por 2 a 2 no Beira-Rio, na noite deste domingo (25/10), em partida da 18ª rodada do Brasileirão. Marcado por...

Série B: Em Recife, Cruzeiro apenas empata com Náutico

O Cruzeiro ficou no empate de 1 a 1 com o Náutico, na tarde deste domingo (25) no estádio dos Aflitos, em Recife, em...

Ciclista morre atropelado por caminhão na BR-364, em Mato Grosso

Uma pessoa morreu após acidente envolvendo um ciclista e um veículo de carga, na manha deste domingo (25). A vítima não foi identificada. A tragédia...