18.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 03 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROTécnicas da Empaer participam de curso sobre produção artesanal de leite e...

Técnicas da Empaer participam de curso sobre produção artesanal de leite e derivado em Viçosa (MG)

Foram sete dias junto com outros técnicos de 10 estados que aprenderam desde a cadeia do leite até a mesa do consumidor
Texto por CenárioMT

As extensionistas sociais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Gabrielle Lopes, Marcia Ligor e  Tânia Maria Tomé participaram de 09 a 14 de maio do curso “Produção artesanal de leite e derivados – Propriedade Rural à Segurança Alimentar e Nutricional do Consumidor”, em Viçosa,  Minas Gerais.

A iniciativa foi promovida pela Universidade Federal de Viçosa, em parceria com os Departamentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e de Cooperativismo e Acesso aos Mercados, da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


--Continua depois da publicidade--

Durante sete dias, 30 técnicos envolvidos na cadeia produtiva de lácteos de 10 estados tiveram como instrutores os professores dos cursos de zootecnia, nutrição e ciência e tecnologia de alimentos da UFV.

Para Gabrielle Lopes, o curso foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre a cadeia produtiva do leite do campo à mesa do consumidor. “Durante o curso, foram abordados a prática do extensionista que busca incentivar a produção de produtos derivados do leite para melhorar a renda e garantir a segurança alimentar das famílias rurais. Várias técnicas na produção de produtos lácteos foram aperfeiçoadas e serão repassadas aos produtores do Estado”.

Na programação, foram destaques a sanidade animal e custos de produção; práticas tecnológicas (queijos, requeijão, ricota, bebidas lácteas e doce de leite); boas práticas de fabricação; formas de acesso a mercados (exigências e comportamento dos consumidores, características dos canais de compras institucionais); características nutricionais dos produtos, inserção na alimentação humana e promoção da segurança alimentar e nutricional dos consumidores.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do CenárioMT e receba notícias em tempo real
© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais
julho 02, 2022
CAUTELAR INOMINADA
Ministério Público anula liberdade provisória de preso em Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022