20.5 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROSema-MT lança sistema de adesão digital ao programa Carbono Neutro MT

Sema-MT lança sistema de adesão digital ao programa Carbono Neutro MT

Interessados podem preencher formulário e enviar documentos pela internet; certificado do selo também será emitido pelo novo Sistema de Adesão
CenárioMT

Está disponível, a partir desta segunda-feira (09.05), o novo Sistema de Adesão ao Programa Carbono Neutro MT, possibilitando que o pedido para receber o selo do programa seja digital. O sistema está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) www.sema.mt.gov.br ou clicando AQUI.

A plataforma oferece ao cidadão o preenchimento automático de formulários, o trâmite digital do processo de adesão, a concessão e emissão do certificado do Selo Carbono Neutro pela internet, de qualquer lugar do mundo. Os certificados ficam disponíveis no sistema para serem emitidos a qualquer tempo e sua validade pode ser conferida por meio de um QR Code.


--Continua depois da publicidade--

Pessoas físicas e jurídicas podem aderir ao programa e receber o selo Carbono Neutro referente a uma das categorias seguintes:  financiador, apoiador e compromissário. O objetivo central é contribuir com ações visando a neutralização das emissões de carbono em Mato Grosso.

Os interessados, com um programa de descarbonização em andamento e em condições de receber a certificação de Carbono Neutro para atestar a neutralização das emissões em seu empreendimento, devem se cadastrar como “compromissário”. A Sema irá analisar tecnicamente a submissão, para a concessão do selo mais importante do Programa, o de Carbono 0%.

“A Sema coloca esta ferramenta à disposição da sociedade para facilitar a adesão e motivar, os que já possuem atividades de descarbonização ou querem apoiar ou financiar ações, a aderirem, sem burocracia, ao programa. Com isso, Mato Grosso chega mais perto de alcançar a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035″, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Passo a passo


--Continua depois da publicidade--

Para acessar o sistema, basta entrar na página oficial da Sema-MT (www.sema.mt.gov.br), no atalho “Carbono Neutro MT”. Nesta página, o interessado encontra as informações gerais sobre o programa, decretos e normativas e sobre o acesso direto ao Sistema Estadual de Adesão ao Programa Carbono Neutro MT.

 

Para formular o pedido de adesão, é necessário preencher o formulário disponível na página. Escolha a classificação do solicitante (pessoas física ou jurídica) e, em seguida, a categoria enquadrada (financiador, apoiador ou compromissário).

Insira os empreendimentos a serem cadastrados no requerimento, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Ao concluir o preenchimento, basta “enviar” os dados.

Após o envio do formulário, ocorrerá o download automático da Instrução Normativa Nº 05/2022, do Termo de Compromisso e do Formulário de Adesão, preenchidos de modo automático. Na próxima tela do sistema, os termos e formulários assinados devem ser anexados, e o envio deve ser concluído para a adesão ao Programa.

Por fim, o protocolo de adesão aparecerá na tela confirmando que o requerimento foi gerado pelo sistema com sucesso. Será enviado um e-mail confirmando o pedido de adesão e o número de protocolo. 

A equipe da Coordenadoria de Mudanças Climáticas fará a análise de todos os requerimentos e colocará a certificação à disposição para download, na página do Programa.

Emissão do selo


--Continua depois da publicidade--

Após a concessão do selo, o interessado poderá emitir o certificado pela página do Programa. Basta informar o número do protocolo de requerimento e o CPF/CNPJ do solicitante. Após clicar em “pesquisar”, será feito o download automático do certificado em dois idiomas: em português e em inglês.

 

Programa Carbono Neutro MT

O Governo de Mato Grosso lançou o programa Carbono Neutro MT em 2021, com o objetivo de fortalecer ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, gerando o equilíbrio entre as emissões e remoções de gases do efeito estufa. A meta é alcançar a neutralidade de emissões até 2035, 15 anos antes da meta global, em 2050. O programa foi instituído pelo decreto 1.160/2021. 


--Continua depois da publicidade--

 

 
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Procon orienta estabelecimentos sobre preços expostos em vitrine
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Idosos acima de 60 anos já podem tomar a 4ª dose contra Covid
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será neste sábado (21)
maio 19, 2022
ELES CHEGARAM
Expodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde
maio 19, 2022