33.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTSaúde Estadual divulga programação com o tema: “amamentação é responsabilidade de todos”

Saúde Estadual divulga programação com o tema: “amamentação é responsabilidade de todos”

Programação do Agosto Dourado terá início no dia 31 de julho, com carreata pela amamentação com o apoio do grupo Supermães
Por CenárioMT

Desde 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) celebra o Agosto Dourado, campanha de conscientização sobre o aleitamento materno. Em 2021, o tema central da mobilização é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.

A agenda é organizada pela equipe da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, por meio da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, da Superintendência de Atenção em Saúde e da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde.


--Continua depois da publicidade--

Para abrir a programação do Agosto Dourado, haverá uma carreata pública pela amamentação no dia 31 de julho, com concentração na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA, a partir das 9h e saída às 09h30. O percurso será até a Praça Alencastro, no centro da Capital.

Nos locais de concentração, haverá a orientação sobre a importância de se proteger a amamentação, que é uma responsabilidade de todos. Durante todo o evento, os organizadores estarão atentos aos cuidados de biossegurança para prevenir a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

A partir do dia 2 de agosto, terá início a programação virtual com atividades educativas e transmissão pelo canal da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, no YouTube. A programação é feita em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e demais parceiros.

A palestra tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno será proferida por Rosana De Divitiis, integrante do Conselho Diretor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar-IBFAN Brasil.


--Continua depois da publicidade--

Programação técnica

A programação ao longo do mês segue com os Encontros Macrorregionais de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, nos dias 03, 11, 19, 24 e 26 de agosto, realizados pelos Escritórios Regionais de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das regiões.

De acordo com a responsável técnico da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, serão discutidos os avanços e desafios da implementação de estratégias que visam ao fortalecimento da amamentação na atenção primária de saúde.

“Debateremos os atendimentos ambulatoriais de amamentação, a habilitação de hospitais amigos da criança, expansão da rede de bancos de leite humano no estado, proteção à mulher trabalhadora que amamenta e a proteção legal contra o marketing abusivo da indústria de alimentos e produtos de puericultura destinados à lactentes e crianças de primeira infância”, pontuou o técnico.

Em parceria com a SES-MT, a Faculdade de Nutrição da UFMT também promoverá, no dia 31 de agosto – Dia do Nutricionista –, o webinar “Extensão em pesquisa em aleitamento materno: experiências bem-sucedidas em Mato Grosso”.

O módulo contará com a presença da diretora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Tânia Kinasz, da coordenadora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Patrícia Nogueira, e do representante da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

Serviço

Em 2021, a SES-MT desenvolveu uma Agenda Única do Agosto Dourado, por meio da qual todos os municípios poderão registrar os próprios eventos e conferir as programações da campanha. Basta acessar o link: http://www.saude.mt.gov.br/informe/640


--Continua depois da publicidade--

O Agosto Dourado conta com a parceria da Faculdade de Nutrição da UFMT; da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT); da Prefeitura de Cuiabá; do Grupo de apoio Supermães; da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar-IBFAN Brasil; da Faculdade de Enfermagem da UFMT; do Curso de Nutrição da UNIC; do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. José de Faria Vinagre; do Projeto Omem; da Associação de Doulas de Mato Grosso (ADOMATO); do Ventre ao Coração; da Família Canguru e do Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (NAAME).

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Trecho da Fico até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal
setembro 24, 2021
GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021