26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTObras do cacerense Natalino Ferreira Mendes será disponibilizada em site

Obras do cacerense Natalino Ferreira Mendes será disponibilizada em site

O projeto visa a difusão do legado histórico-cultural, registro histórico da vida e obra do escritor em diferentes plataformas midiáticas
Por CenárioMT

O projeto “Natalino Ferreira Mendes: um mestre da cultura mato-grossense” contemplado no Edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, está voltado para a seleção dos inéditos, a pesquisa e o registro histórico da vida e obra do escritor, em diferentes plataformas midiáticas. Os arquivos históricos estarão disponíveis em um documentário e site que, juntos contarão a história do professor Natalino, cuja trajetória pessoal e profissional, é parte da história cultural de Cáceres.

Além do documentário, parte de sua obra publicada e já esgotada está sendo digitalizada e ficará à disposição do público no site. A previsão é que o documentário e o site sejam lançados em junho deste ano. Também está em edição uma obra inédita, em dois volumes, intitulada “Fragmentos da história cultural de Cáceres (e outros fios da memória)”. O lançamento dos livros será de forma remota, de 20 de abril a 10 de junho, em instituições, grupos e núcleos de pesquisa das Universidades e escolas púbicas e particulares de Cáceres.


--Continua depois da publicidade--

Esse trabalho visa a difusão do seu legado histórico-cultural e, a médio prazo, irá impulsionar as atividades dos eventos de comemoração do Centenário de seu nascimento, em 2024, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC) com apoio da família.

Pioneiro ao tratar de obras sobre a história da fundação e da administração política de Cáceres, ele escreveu a cidade em prosa e em verso, além de possuir uma folha de serviços prestados à educação, ao poder público e à comunidade. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sociocultural de significativo valor documental e memorialístico, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional.

O mestre homenageado

Natalino Ferreira Mendes nasceu em Cáceres, no dia 3 de janeiro de 1924 e faleceu em 23 de dezembro de 2011, aos 87 anos, na sua cidade natal. Desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira profissional. Foi diretor e professor do Instituto 11 de Março e do Colégio Estadual Onze de Março. Também foi Secretário de Administração, de Desenvolvimento Social e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Cáceres.


--Continua depois da publicidade--

O professor Natalino também foi membro da Academia Mato-Grossense de Letras, onde ocupou a cadeira 15, a qual é atualmente ocupada pela sua filha Olga Maria Castrillon-Mendes. Além disso, também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, e presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC).

 


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EVITAR AGLOMERAÇÃO
Acilve pede ampliação de horário de funcionamento do comércio na véspera do dia das Mães
maio 07, 2021
SAÚDE
36 casos de dengue foram confirmados em Lucas do Rio Verde desde o início do ano
maio 07, 2021