24.7 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 16 abril, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTMoradores aprendem a confeccionar bordados e brinquedos no distrito de Paraíso do...

Moradores aprendem a confeccionar bordados e brinquedos no distrito de Paraíso do Leste

Projeto Mãos do Paraíso foi contemplado no edital MT Nascentes da Secel
Por CenárioMT

Paraíso do Leste, distrito de Poxoréu (MT), recebe pela primeira vez em sua história, a política cultural do Estado numa iniciativa de apoio ao artesanato. Com o projeto Mãos do Paraíso, moradores da comunidade estão sendo capacitados em confecção de bordados e brinquedos.

Selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto está sendo executado desde fevereiro. Os materiais confeccionados na oficina serão expostos entre os dias 29 de março e 02 de abril para toda a comunidade. Também é prevista uma exposição fotográfica para deixar registrado o resultado das atividades.


--Continua depois da publicidade--

A capacitação é realizada na Escola Estadual Argemiro Pimentel, em Paraíso do Leste. De acordo com a diretora da instituição, Elizângela Aparecida de Jesus Acassio, os participantes estão entusiasmados com a arte e já planejam outros passos, como manusear peças de bambu para a produção de artesanatos.

“Mãos do Paraíso é um projeto que começa cheio da boa energia da nossa gente. Paraíso do Leste tem recursos naturais e muita gente talentosa”, define Elizângela.

Além de todo o apredizado, o projeto contribui ainda para saúde mental nestes tempos de pandemia. “O curso me ajuda a combater ansiedade e também estimula a criatividade”, revela uma das alunas da oficina, a dona de casa Célia Novaes

Para inscrever o projeto no edital da Secel, os organizadores contaram com o auxílio do produtor cultural de Poxoréu, Eden Costa. Para ele, a política de descentralização das ações culturais precisa ser um caminho sem volta em Mato Grosso.


--Continua depois da publicidade--

“Eu me sinto extremamente realizado em contribuir para que esta iniciativa esteja atendendo aos anseios da comunidade do Paraíso do Leste”, conclui Éden.

*Com informações da Assessoria


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUCAS FORTE DE NOVO
Socorro a comércios luverdenses afetados pela pandemia pode chegar a R$ 20 mil
abril 16, 2021
COM TODO CUIDADO!
Lucas: Educação prepara retorno de aulas presenciais de forma gradativa a partir de segunda-feira (19)
abril 16, 2021