26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 21 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGoverno de MT já tramita 97% dos processos administrativos de forma eletrônica

Governo de MT já tramita 97% dos processos administrativos de forma eletrônica

As Secretarias de Estado iniciaram a implantação definitiva do Sigadoc em outubro de 2021
Por CenárioMT

O Governo de Mato Grosso já tramita 97% dos processos administrativos de forma eletrônica, por meio do Sistema Sigadoc. Desde o dia 1º de janeiro, quase a totalidade dos processos não é aceita em papel nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado e até o final do ano todos os processos deverão estar 100% digitais.

O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade, implantando em ambiente digital de forma definitiva a gestão dos documentos oficiais de todas as secretarias e autarquias.


--Continua depois da publicidade--

“Já atingimos a casa de 97% de todos os sistemas implantados de forma digital e dentro de pouco meses seremos um governo 100% digital, que é um grande objetivo do Governo. Vamos acabar com aquela ida e vinda de documentos e de papel de forma manual, trazendo economia, celeridade e segurança jurídica aos cidadãos e também à administração pública”, destacou o governador.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, o Sigadoc é um avanço se comparado às funcionalidades do antigo Sistema de Protocolo do Estado, no qual os controles físico e do trâmite continuavam separados, sem a possibilidade de consulta ao conteúdo dos processos.

Com o objetivo de modernizar a gestão de documentos e agilizar os processos de trabalho no âmbito do Governo de Mato Grosso, o Sigadoc permite a produção, edição, assinatura e tramitação de documentos e processos de forma totalmente eletrônica, e faz parte do Governo 100% Digital, dentro do eixo Simplifica MT, do Programa Mais MT.

As Secretarias de Estado iniciaram a implantação definitiva do Sigadoc em outubro de 2021, no entanto, ainda permanecem com necessidade de tramitação por meio físico, via protocolo, processos específicos relacionados às Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde.


--Continua depois da publicidade--

O governador parabenizou a Controlaria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que lideraram o processo de implantação do Sigadoc. “Esse é o caminho. Parabéns a todos”.

Segundo o controlador-geral do Estado, Emerson Hayashida, com a implantação do Sigadoc em toda a administração estadual, a economia prevista é de R$ 30 milhões ao ano.

“É uma ferramenta fantástica, de fácil manuseio, acessível a todos, que dará mais agilidade para a administração pública. O Sigadoc dará eficiência, transparência, e economia para o Estado”, pontuou o controlador-geral.

A próxima meta, de acordo com o governador Mauro Mendes, é de que a partir de abril, todos os processos e documentos recebidos pelo Executivo Estadual de outros órgãos, Poderes e prefeituras também sejam protocolados e passem a tramitar por meio do sistema.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade

Redes sociais

107,370FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Gestores e coordenadores da Rede Municipal foram empossados nesta sexta-feira (21) em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
‘Férias na Biblioteca’ inicia ações do ano com oficinas da Secretaria de Cultura em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
ACOMPANHAMENTO
Covid-19: Miguel Vaz diz que situação está sendo atentamente monitorada, mas não descarta medidas rígidas
janeiro 21, 2022
COVID-19
Com 186 novos casos, Lucas do Rio Verde chega a 585 pessoas contaminadas
janeiro 21, 2022