31.2 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 02 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Estado e Cooperativa assinam parceria para transferência de embriões

Estado e Cooperativa assinam parceria para transferência de embriões

A estratégia da SEAF é utilizar a organização regional e o conhecimento técnico das cooperativas para expandir o atendimento ao agricultor.
Por CenárioMT

O Governo de Mato Grosso e a Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda (Coopernova) assinaram, nesta quinta-feira (23.07), no município de Terra Nova do Norte, o Termo de Cooperação para a execução do programa de transferência de embriões. Com a assinatura, a Cooperativa se torna parceira da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) na execução do Programa ‘MT Produtivo Leite’, que reúne uma série de investimentos, entre eles, a doação de material genético para a renovação do rebanho leiteiro.

O termo firmado pelo secretário da Seaf, Silvano Amaral, o presidente da Coopernova, Daniel Silva, e o vice-presidente Milton Dalmolin, garantirá atendimento dos agricultores familiares localizados na região Norte e interessados em investir no melhoramento genético das matrizes. Estão previstas a entrega de 800 prenhezes. A estratégia da Seaf é utilizar a organização regional e o conhecimento técnico das cooperativas para expandir o atendimento ao agricultor.

A aposta do programa é garantir que os produtores tenham acesso a animais geneticamente superiores, que irão assegurar a formação de novos rebanhos com maior potencial produtivo. A inserção de boas práticas para o manejo das propriedades também faz parte do programa.

No total, a parceria entre Estado e Cooperativas prevê a entrega de quatro mil prenhezes à Agricultura Familiar de Mato Grosso. As prenhezes serão obtidas a partir da transferência de embriões para as matrizes receptoras, pré-selecionadas no rebanho do próprio produtor. Nas transferências serão utilizados embriões produzidos com sêmen sexado de fêmea, da raça Girolando Meio Sangue (CCG 1/2 – Cruzamento com Controle de Genealogia).

Para cada prenhez adquirida pelo Governo do Estado, a cooperativa irá financiar a compra de mais uma para o produtor. O financiamento da segunda prenhez será contratado direto pelo produtor junto a cooperativa, em condições acessíveis. A raça definida pelo Programa ‘MT Produtivo Leite’ é reconhecida pela alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade, além da capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e ao clima do Centro Oeste.

Na região Araguaia, o programa de transferência de embriões está sendo executado em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Campinápolis (Campileite), e prevê a entrega de 400 prenhezes.

O programa tem o acompanhamento técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rura (Empaer), que atua na orientação aos produtores sobre o manejo sanitário e nutricional do rebanho, entre outras ações que deverão ser desenvolvidas na propriedade. Entre os critérios para a seleção dos produtores beneficiários estão a vocação para a lida com o leite e a capacidade de manejo sanitário e nutricional (condições de boa alimentação) das matrizes.

Em números, a Coopernova reúne mais de 2,5 mil associados, capta uma média de 4,5 milhões de litros/mês em 32 municípios mato-grossenses e outros três do Pará. Entre seus principais produtos estão o queijo mussarela, queijo prato, manteiga, requeijão, doce de leite, nata, provolone, iogurt, bebida láctea, leite condensado, leite em pó e soro em pó. Parte da produção é consumida em Mato Grosso, e outra parte distribuída entre os estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Minas Gerais.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Idosos casados há 57 anos morrem de Covid-19 no mesmo dia em São Paulo

Um casal de idosos que estava juntos há 57 anos morreu com Covid-19 em Taubaté (SP). Eles estavam internados há 15 dias com a...

Lucas do Rio Verde oferta seis vagas para residência médica em Medicina da Família e Comunidade

Está disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde o edital do processo de seleção para o Programa de Residência Médica em...

MT: mulher “surta” com crianças jogando bola e usa fação para fazer ameaças

Uma mulher, que não teve o nome revelado, foi presa acusada de jogar pedras e ameaçar crianças que jogavam bola na rua, na noite...

Vendedor de queijos atira em criminoso durante assalto em Mato Grosso

Um casal levou a pior após tentar assaltar um idoso que vendia queijos no interior de Mato Grosso. O fato ocorreu na zona rural...
Publicidade
x