35.2 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁBiblioteca comunitária do Parque Geórgia será reinaugurada neste sábado

Biblioteca comunitária do Parque Geórgia será reinaugurada neste sábado

Além da obra de recuperação, o projeto incluiu a produção de um documentário sobre a história do espaço; evento será das 9h às 18h
Texto por CenárioMT

Com quase 20 anos de existência, a Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia, em Cuiabá, foi revitalizada pela primeira vez com recursos do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O novo espaço será reinaugurado neste sábado (04.12), em um evento para a comunidade, que contará com rodas de conversas e atrações culturais. Além da obra de recuperação, o projeto incluiu a produção de um documentário sobre a história do espaço, que será exibido na reinauguração.

A biblioteca conta com acervo de mais de dois mil livros, entre obras de artistas mato-grossenses, títulos infantojuvenis e de Direito. A revitalização é uma antiga demanda da comunidade, já que o espaço é um dos únicos na região do Coxipó destinado à leitura e convivência. Criada pelos próprios moradores, o equipamento funciona como um espaço cultural e educativo.

A proponente do projeto, Andressa Mendes, explica que havia uma necessidade urgente de revitalizar o espaço, que estava sofrendo com problemas de alagamento, infiltração, danos elétricos, telhado quebrado e outros desgastes na infraestrutura, que provocaram perda de boa parte do acervo.

“As bibliotecas comunitárias têm uma importância inquestionável para inclusão social, com a formação de leitores, espaço de estudo independente, criação de pertencimento social. A biblioteca do Parque Geórgia faz parte da história de Cuiabá, e a manutenção do local é a garantia de memória e continuidade da luta pelo acesso a bens culturais. O espaço é um exemplo de iniciativa pioneira, que se mantém mesmo contra todas as adversidades. Por isso, a revitalização incluiu um documentário e 20 oficinas com temas de interesse da comunidade”, destaca a proponente do projeto, Andressa Mendes.

Em relação ao filme, será um resgate histórico do espaço e das pessoas que fazem da biblioteca um organismo vivo, que desperta o sentimento de coletividade e identidade entre os moradores da região.  “O documentário vai contar desde quem foi a primeira pessoa a montar o espaço, até moradores que frequentavam a biblioteca quando eram crianças e hoje ajudam a cuidar de lá”, explica Andressa. O produto audiovisual foi filmado por Sérvulo Del Castilo e Maurício Pinto. (Com informações da assessoria)

 

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AGOSTO DOURADO
Campanha para coleta de potes de vidro é lançada pelo Hospital São Lucas
agosto 13, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Ação promocional da CDL alusiva ao Dia dos Pais sorteia kits churrasco
agosto 13, 2022
INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022