Agentes da Segurança Pública realizam testes para Covid-19 e elogiam atendimento no Centro de Triagem

O contato com diversas pessoas durante diligências coloca esses profissionais em risco eminente de contágio da Covid-19. A Segurança Pública faz parte dos serviços considerados essenciais

Fonte: CenárioMT

Agentes da Segurança Pública realizam testes para Covid 19 e elogiam atendimento no Centro de Triagem 2020 08 19 21:26:31
Secom-MT - Foto por: Agentes do BOPE com as coordenadoras do Centro de Triagem; Caroline Dobes e Patricia Dourado

Centro de Triagem da Covid-19, montado na Arena Pantanal, tem recebido diariamente diversas pessoas da sociedade que buscam atendimento no local para realização da testagem. Nesta semana, parte da equipe de Agentes da Segurança Pública que atuam na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos – DERF estiveram no Centro de Triagem da Covid-19 para realizar exame de diagnóstico do novo coronavírus.

O contato com diversas pessoas durante diligências coloca esses profissionais em risco eminente de contágio da Covid-19, por esse motivo a realização do teste é importante para identificar casos positivos que estejam assintomáticos e evitar a propagação do vírus.

A delegada de polícia Janira Laranjeira Campos da (DERF), ficou impressionada com o atendimento recebido. Nas palavras da servidora o “serviço prestado é excelente, o tratamento é humano e os profissionais de saúde oferecem uma grande atenção ao paciente, o Governo de Mato Grosso está de parabéns”. A servidora teve o resultado negativo para o novo coronavírus, mas passou por consulta médica e recebeu orientações para evitar o contágio.

O escrivão Leandro Ataide Pires, que faz parte da mesma equipe, também realizou o teste. O agente disse que não apresentava nenhum sintoma da covid-19. Porém, devido ao contato com uma pessoa diagnosticada positiva para doença, decidiu fazer teste para ter certeza do diagnóstico.

[Continua depois da Publicidade]

“Eu estava sem sintomas, mas tive contato com uma pessoa próxima que teve Covid-19, então achei que também estivesse contaminado, mas testei negativo. Mesmo assim passei pela consulta médica e ele pediu para que eu continue seguindo os protocolos para não contrair essa doença”, explicou o agente.

Os policiais Marcio Lourenço Pereira e Denise Chavaglia Pimentel (DERF) realizaram os testes da Covid-19 e também tiveram o resultado negativo. Ambos classificaram como excelente o atendimento e destacaram a rapidez, agilidade e eficiência dos profissionais de saúde em todas as etapas e organização do local, com espaços demarcados para o distanciamento social.

Além dos agentes da Polícia Civil, o Centro de Triagem ainda recebeu 11 agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para serem testados e avaliados pelos médicos da unidade. Apenas um membro da equipe foi considerado suspeito para doença e recebeu medicação para iniciar o tratamento precoce. Os demais, dez agentes, receberam o resultado negativo para Covid-19.

O comandante do Bope, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, informou que a corporação possui um total de 128 policiais. Mesmo seguindo os protocolos e recomendados das autoridades de saúde, (uso de máscara, higienização das mãos e parte interna das viaturas com álcool em gel) alguns membros da equipe tiveram o diagnóstico positivo para Covid-19, entre os meses de março e agosto.

b54096e3 00d5 3457 03b5 7d102ff47d44?t=1597869153252+&imageThumbnail=3

O militar disse ainda que toda tropa será testada para identificar algum agente assintomático.   Os agentes elogiaram o tratamento recebido pelos profissionais de saúde sob coordenação das gestoras Caroline Dobes e Patrícia Dourado, diretora do Hospital Estadual Santa Casa que também atua no Centro.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde.

O local conta com uma equipe de 20 médicos, oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

[Continua depois da Publicidade]

Como funciona o Centro

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 700 senhas das 6h às 6h45. Parte das senhas (300) pode ser emitidas pela internet clicando neste link: triagem.mt.gov.br . Para quem não tem acesso à internet, o Centro de Triagem continua entregando 400 senhas presenciais, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.