18.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 03 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAPaim comemora decisão da OMC favorável à quebra de patentes de vacinas

Paim comemora decisão da OMC favorável à quebra de patentes de vacinas

Texto por

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de facilitar a quebra de patentes de vacinas anticovid. O parlamentar ressaltou que os 164 países-membros da entidade fecharam um acordo nesse sentido, após uma negociação que teve início há 20 meses.

Em pronunciamento nesta terça-feira (21), Paim destacou que mais da metade das mortes durante a pandemia ocorreu em países de baixa e média renda, que agora terão a oportunidade de produzir vacinas em grande escala e com preços bem menores.


--Continua depois da publicidade--

O senador lembrou que o Senado e a Câmara aprovaram um projeto sobre a quebra de patentes, de autoria dele (PL 12/2021). No entanto, houve vetos do presidente da República. Paim acrescentou que a decisão da OMC mostra que o Congresso estava no caminho certo e que espera que o veto (VET 48/2021) seja derrubado na próxima sessão do Congresso.

— Os lucros jamais podem estar acima da vida. Derrubar o Veto 48 é um gesto de fraternidade, solidariedade, de amor, de política humanitária. Que o Congresso Nacional se junte a esse grande movimento mundial pela quebra de patentes das vacinas anticovid.

Paim também se referiu à vitória da esquerda na Colômbia, com a eleição de Gustavo Petro para presidente e de Francia Márquez como vice, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência na América Latina.

O parlamentar manifestou ainda seu pesar pela morte do vereador da cidade de São Paulo Arnaldo Faria de Sá, aos 76 anos. Paim destacou a trajetória do político, que foi deputado federal por oito mandatos, além de ocupar outros cargos públicos. E lembrou ter convivido com Faria de Sá durante a Constituinte, elogiando a sua dedicação às causas sociais, em especial à defesa dos aposentados e pensionistas, tendo se destacado na luta pela aprovação do Estatuto do Idoso.


--Continua depois da publicidade--

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais
julho 02, 2022
CAUTELAR INOMINADA
Ministério Público anula liberdade provisória de preso em Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022