STF julga réus do núcleo 4 da trama golpista nesta terça-feira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal inicia o julgamento de sete réus acusados de espalhar desinformação e atacar instituições durante o governo Bolsonaro.

Fonte: CenárioMT

STF julga réus do núcleo 4 da trama golpista nesta terça-feira
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (14) o julgamento dos sete réus do chamado Núcleo 4 da trama golpista, investigada por promover desinformação e ataques virtuais contra instituições públicas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os acusados integraram uma estrutura organizada para disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral e minar a confiança nas autoridades do país em 2022.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os réus estão Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, todos militares da reserva ou ligados a forças de segurança.

O grupo responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

[Continua depois da Publicidade]

Sessão de julgamento

A sessão está marcada para começar às 9h, com as sustentações orais das defesas e da acusação, representada pela PGR. A votação do colegiado ocorrerá nas sessões seguintes, previstas para os dias 15, 21 e 22 de outubro.

O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e o julgamento será conduzido pela Primeira Turma, composta também pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Recursos e próximos julgamentos

Os condenados não serão presos imediatamente, já que as defesas poderão recorrer das decisões.

Até o momento, apenas o Núcleo 1, liderado por Jair Bolsonaro, foi condenado. Os Núcleos 2 e 3 devem ser julgados ainda este ano, em novembro e dezembro, respectivamente. Já o Núcleo 5, que inclui o empresário Paulo Figueiredo, residente nos Estados Unidos, ainda não tem data definida para julgamento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.