O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos, tendo como vice o ministro Alexandre de Moraes. A cerimônia de posse está marcada para 29 de setembro.
A escolha ocorreu de forma simbólica pelo plenário do STF, seguindo o critério de antiguidade: o tribunal é presidido pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. Fachin, que atualmente era vice-presidente da Corte, sucederá Luís Roberto Barroso.
Perfil de Edson Fachin
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Fachin assumiu o STF em junho de 2015. Nascido em Rondinha (RS), construiu sua carreira jurídica no Paraná, graduando-se em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No Supremo, atuou como relator da Operação Lava Jato, de processos sobre demarcações de terras indígenas e da ADPF das Favelas, implementando medidas para reduzir a letalidade policial em ações contra o tráfico no Rio de Janeiro.
Perfil de Alexandre de Moraes
O vice-presidente, Alexandre de Moraes, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), assumiu seu cargo no STF em março de 2017. Indicado pelo ex-presidente Michel Temer após a morte de Teori Zavascki, Moraes também foi secretário de Segurança Pública e de Transportes em São Paulo, além de ministro da Justiça no governo Temer.