21.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Indicação de embaixador no Timor Leste é confirmada

Indicação de embaixador no Timor Leste é confirmada

O embaixador Maurício Medeiros de Assis, durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores, na segunda-feira (21)
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Mauricio Medeiros de Assis para o cargo de embaixador do Brasil no Timor Leste. O nome dele recebeu 38 votos a favor e três contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.

A indicação de Medeiros de Assis havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na  segunda-feira (21). Durante a sabatina, o diplomata ressaltou a admiração e o respeito mútuo entre Brasil e Timor-Leste, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ele registrou a forte influência dos parlamentares brasileiros no apoio ao referendo de 1999, que abriu caminho para a independência do Timor, que era ligado à Indonésia. Medeiros de Assis mencionou que a construção do novo país tem contado com cooperação técnica do Brasil em vários aspectos.

— Já desenvolvemos 83 projetos bilaterais de cooperação técnica no Timor e mais de uma dúzia de projetos na área de educação e de defesa — disse.

Apesar da intensa agenda de cooperação técnica, o comércio entre os dois países é ainda modesto. Em 2019 o fluxo comercial totalizou US$ 6,7 milhões. A maior parte foi decorrente de exportações brasileiras. Cerca de 98% das vendas correspondem a carnes e preparações de carnes.

Mauricio Medeiros de Assis nasceu em Natal (RN) e tem 53 anos. Ingressou no Itamaraty em 1996 e serviu em representações brasileiras em Madri (Espanha), Sidney (Austrália), Hanói (Vietnã) e Xangai (China). Atualmente, dirige o Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação do Ministério das Relações Exteriores.



- Publicidade -

Últimas

Pós-graduandos relatam experiências em estágio no Governo do Estado

O estágio é na maioria das vezes a porta de entrada para o mercado profissional. Além de dar vivência e transformar teoria em ação...

Drogas são tiradas de circulação em seis bairros de Cuiabá e nove são detidos em flagrante

Policiais militares de quatro batalhões prenderam nesta sexta-feira (23.10) nove homens por tráfico de droga em seis bairros da capital. No São João Del Rey,...

Sábado (24): Mato Grosso registra 140.244 casos e 3.782 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24.10), 140.244 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Mato Grosso registra 45 feminicídios de janeiro a setembro

Mato Grosso registrou 45 feminicídios entre janeiro e setembro deste ano. O número é 36% maior do que o mesmo período do ano passado,...