20.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAFim de cobrança do INSS: ideia enviada à Ouvidoria chega a 20...

Fim de cobrança do INSS: ideia enviada à Ouvidoria chega a 20 mil apoios

Por

Extinguir a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados é a primeira ideia legislativa feita por telefone, e não pela internet, que alcançou a marca de 20 mil apoios.  A sugestão legislativa (SUG 17/2021) foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e será debatida pelo Senado. O autor da ideia é o cidadão Everardo Campos, do Rio de Janeiro.  

Para o senador Plínio Valério (PSDB-AM), ouvidor-geral do Senado, o fato representa uma evolução importante na participação popular. “Seja um ribeirinho do interior do Brasil ou um cidadão de uma capital, todos são iguais e têm contribuições válidas para dar ao Senado e aos Senadores. A ouvidoria está aqui para ouvir todos os que nos procuram”.   


--Continua depois da publicidade--

Desde a criação do e-Cidadania, mais de 700 ideias legislativas foram enviadas por telefonemas à Ouvidoria, graças a uma parceria entre os dois órgãos. Muitas pessoas que telefonam para o Senado não têm acesso à internet. Em outros casos, a Ouvidoria é uma alternativa para quem enfrenta dificuldades técnicas, como foi o caso de Everardo Campos. “Não consegui fazer o cadastro pela internet e optei pelo telefone”, conta.  

A parceria do programa e-Cidadania com a Ouvidoria também permite a participação popular em audiências públicas, sabatinas e outros eventos. “A parceria entre o e-Cidadania e a Ouvidoria dá voz ao público ainda sem acesso à internet”, diz Alisson Bruno, coordenador do Portal e-Cidadania. “Fortalecemos a democracia, e canalizamos as vozes da população para o Senado”, diz a servidora Margarett Cabral, coordenadora de relacionamento com o cidadão da Ouvidoria do Senado.

O número da Ouvidoria é 0800 061 2211. Além de telefone e formulário pelo site, cidadãos também podem enviar suas ideias legislativas em vídeo, em Língua Brasileira de Sinais (libras).

Com informações da Assessoria de Imprensa do e-Cidadania


--Continua depois da publicidade--
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PREVILUCAS
Previlucas nomeia novo diretor executivo da autarquia
julho 30, 2021
ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021