16.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAComissão de Assuntos Sociais debate doença renal crônica

Comissão de Assuntos Sociais debate doença renal crônica

A elevada incidência de doença renal crônica (DRC) e a conscientização sobre a diálise peritoneal como alternativa de tratamento serão debatidas em audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendada para quarta-feira (11), às 10h30. A realização da audiência atende a requerimento do senador Romário (PL-RJ), que chamou atenção para os elevados custos econômicos e sociais da DRC e a baixa difusão de tratamentos alternativos à hemodiálise. A doença é classificada como uma das maiores causas de morte no Brasil, 

“Tal fato é a longo prazo ainda mais alarmante quando associado ao fator de envelhecimento da população, e associada à maior prevalência de comorbidades tais como diabetes e hipertensão, e à sua alta incidência anual a qual corresponde a aproximadamente 40 mil novos casos. Estima-se que 1 em cada 10 adultos terá alguma forma de DRC levando a um estágio terminal”, explica o senador na justificação de seu requerimento.


--Continua depois da publicidade--

Com base nas estatísticas que apresentou, Romário argumenta que há uma “lacuna no diagnóstico do paciente renal” no país, o que deixa milhares de portadores de DRC sem assistência. Ele acrescenta que a grande maioria dos pacientes em terapia renal substitutiva realiza hemodiálise, enquanto a alternativa de diálise peritoneal — indicada como mais benéfica para 90% dos pacientes — ainda é pouco difundida no Brasil.

Foram convidados para a audiência pública Yussif Ali Mere Junior, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT); Leonardo Barberes, diretor da ABCDT; Daniel Calazans, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); Humberto Mendes, representante da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais Transplantados do Brasil (Fenapar); Hugo Abensur, coordenador do Programa de Diálise Peritoneal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; o deputado estadual do Rio de Janeiro Renato Zaca; e um representante do Ministério da Saúde.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura avança na revitalização e abertura de ciclovias em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022