Deputada pede bloqueio de contas de Eduardo por soberania

Erika Hilton solicita ao STF o bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro, alegando ameaça à soberania nacional.

Fonte: CenárioMT

Deputada pede bloqueio de contas de Eduardo por soberania
Deputada pede bloqueio de contas de Eduardo por soberania - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) formalizou nesta quinta-feira (10) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloquear as contas bancárias de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente licenciado do mandato e morando nos Estados Unidos.

Além das contas bancárias, Hilton quer que sejam bloqueados investimentos financeiros, imóveis e doações em dinheiro feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para custear a estadia do filho no exterior. Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil em março, alegando perseguição política, e é investigado no STF por suposta tentativa de incentivar o governo norte-americano a adotar sanções contra o Executivo brasileiro e a Corte Suprema.

O pedido da deputada ocorreu após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras a partir de agosto, em meio a críticas ao julgamento de Bolsonaro no processo sobre a tentativa de golpe. Segundo Erika Hilton, Eduardo Bolsonaro busca enfraquecer a soberania do país e causar prejuízos econômicos para obter benefícios próprios.

Ela argumenta que as ações atribuídas a Eduardo ferem compromissos internacionais do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), violando princípios como nação mais favorecida, não discriminação e boa-fé nas relações multilaterais.

Investigação prorrogada

Na quarta-feira (9), Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias o inquérito que apura as ações do deputado. Segundo o ministro, Eduardo Bolsonaro continua a agir para interferir no andamento da ação penal relacionada à tentativa de golpe, mesmo com o processo em fase de alegações finais.