O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (10), em Brasília, que o Brasil vive um momento singular na consolidação da resistência democrática.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, o decano do STF declarou que o país atravessa um período histórico em que a defesa intransigente da Constituição se torna um compromisso civilizatório frente a ameaças ao Estado de Direito.
Segundo Mendes, o tribunal também enfrentou a sabotagem de plataformas digitais que, por meio de campanhas de desinformação, dificultaram o debate sobre a atualização das regras de regulação. Ele classificou essas ações como uma tentativa de enfraquecer o processo democrático, além de lembrar episódios de ameaças de golpe de Estado e de violência contra ministros.
Na véspera, após críticas do governo norte-americano ao STF e o anúncio de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras, os ministros decidiram não responder publicamente. A estratégia foi deixar que a reação ocorra por meio dos canais diplomáticos, conduzidos pelo governo federal.