29.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO Bolsonaro sanciona projeto de lei que cria poupança social digital

Bolsonaro sanciona projeto de lei que cria poupança social digital

A conta de poupança social digital permitirá o recebimento do auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários sem pagar qualquer tarifa de manutenção.
Por Agência Brasil - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (22) o projeto de lei que dispõe sobre a conta de poupança social digital. Trata-se de projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 982, de 2020, em vigor desde junho para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19.

O projeto foi sancionado sem vetos. Com a conversão em lei, a poupança social digital será, agora, permanente e poderá ser ampliada para o pagamento de outros benefícios sociais.

A conta de poupança social digital permite que as pessoas recebam o auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários sem pagar qualquer tarifa de manutenção. Essas contas têm um limite de movimentação de até R$ 5 mil por mês.

Além da isenção de tarifa, a conta permite que o titular faça três transferências eletrônicas por mês sem custos. O correntista poderá, ainda, usar a conta para pagar boletos bancários.

No caso de pessoas que tenham sido cadastradas para o recebimento do auxílio emergencial, abono salarial, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o programa emergencial de manutenção de empregos, a conta poderá ser aberta de forma automática.

Podem ser depositados nessa conta outros benefícios sociais, incluindo os de estados e municípios, exceto os de natureza previdenciária, como aposentadoria e auxílio-doença. Para isso, o cidadão precisa autorizar expressamente a abertura desse tipo de conta, ou o uso de outra já existente em seu nome.

A Caixa Econômica Federal vai operar essas contas de poupança e disponibilizará no seu site e no seu aplicativo a ferramenta de consulta para cidadão, que poderá verificar se há alguma conta aberta em seu nome, a partir da consulta pelo CPF.

A conta pode ser fechada ou convertida em conta regular a qualquer tempo, sem custos adicionais.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Ônibus cai de viaduto e deixa ao menos 10 mortos na BR-381, em Minas Gerais (MG)

Um gravíssimo acidente deixou pelo menos 10 mortos e aproximadamente 30 de feridos em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais - MG....

Projeto leva esclarecimentos sobre violência doméstica e serviços a mulheres em bairro de Cuiabá

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá lançou nesta quinta-feira (03.12) o projeto Dedm Solidária de apoio a mulheres vítimas de violência...

Vila Rica e Confresa recebem a Comissão de Segurança da AL, nesta segunda (7)

A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) visitará o pólo regional de Vila Rica (MT) da Região...

Ulysses Moraes percorre transpantaneira fiscalizando situação após queimadas

Na quinta-feira (3), o deputado Ulysses Moraes (PSL) percorreu a MT-060, também conhecida como Transpantaneira, para fiscalizar uma demanda de energia elétrica no local e...
Publicidade