Sob Neri Geller, Câmara Federal realizará audiência pública para discutir a Lei Kandir

0

Líder da bancada e das discussões acerca da regulamentação da Lei Kandir, o federal Neri Geller (PP/MT), emplacou a realização de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) para discutir o tema.

O requerimento do progressista, “Lei Kandir e a ameaça da PEC42/2019″ foi aprovado, nesta quarta-feira (02/10), e subscrito pelos deputados Evair Vieira de Melo e Heitor Schuch.  A audiência pública, que deve movimentar todo setor do agronegócio, ainda não tem data marcada.

Após ser pautada na sessão plenária do Senado Federal, na semana passada, a PEC 42/2019 – que prevê a revogação da não incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações-, levou lideranças do agro a se unirem pela derrubada proposta.

“Revogar a Lei Kandir é por em xeque toda economia dos estados produtores. Não vamos aceitar que uma pauta dessas seja tratada com irresponsabilidade ou falta de conhecimento. Engana-se quem pensa que ‘o grande vai quebrar’, nossa preocupação é exatamente com o pequeno e médio produtor que receberão o repasse dos encargos, lá na ponta, na produção primária”, disse Geller.

            O parlamentar explica que a PEC 42/2019, ao extinguir a Lei Kandir, retiraria os incentivos à produção agropecuária, o fomento da economia, bem como a geração de emprego e renda. Para o mato-grossense, a alternativa para solucionar o descompasso financeiro dos estados seria a regulamentação da compensação em razão da Lei Kandir, o FEX, que há dois anos deixou de ser repassado pela União a Estados e municípios, em razão do vencimento da legislação, em 2017.

ENTENDA

A Lei Complementar nº 87/96, conhecida como Lei Kandir, prevê a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações de produtos primários, como itens agrícolas, semielaborados ou serviços.

Presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde comenta sobre impactos caso caia Lei Kandir

‘Fim da Lei Kandir irá aumentar custo da produção’, afirma Geller

MESA-REDONDA: Neri Geller defende mais investimento em infraestrutura

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (14/08/2020)


Amazonia 03 de Junho