23.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 12 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROPerdas nas lavouras de milho no Paraná chega a 40%

Perdas nas lavouras de milho no Paraná chega a 40%

Por Notícias Agrícolas

Com mais de 50 dias sem chuvas, diversas regiões do estado do Paraná (PR) contabilizam perdas significativas nas lavouras de milho. Com as baixas precipitações de chuva, o reflexo logo está sendo sentido safrinha de milho, que chegou a registrar até 40% de perdas.

Ainda de acordo com o portal Notícias Agrícolas, o prejuízo deve ser ainda maior até o final do ciclo. A preocupação fica ainda maior para os produtores que realizaram contratos antecipadamente e terão dificuldade em honrar com os compromissos.


--Continua depois da publicidade--

Atualmente, apenas 23% das áreas são avaliadas como boas, enquanto em 2019 (ano de referência na produção) este índice era de 88%, informou o Noticias Agrícolas.

De acordo com o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, mesmo com expectativa de chuvas para os próximos dias, o volume não será suficiente para amenizar os impactos negativos. “Infelizmente não haverá diminuição no prejuízo”, comentou.

A liderança aponta que, algumas regiões do estado, como o Sudeste, receberam chuva primeiro, plantaram mais cedo e ainda devem registrar bons índices de colheita. Já em outras, áreas plantadas completamente fora da janela ideal, já em 20 de março, só foram receber precipitações em 20 de maio.

Outro temor dos produtores é a possibilidade de geadas atingirem as lavouras no final do ciclo, uma vez que com o plantio mais tardio este risco aumenta consideravelmente.


--Continua depois da publicidade--

Do lado do mercado, apesar de preços elevados no momento, o cenário também não é positivo. Bonesi alerta para a possibilidade de muitos contratos fechados antecipadamente ficarem arriscados de não cumprimento devido às grandes perdas de produção. Este inclusive foi um tópico discutido pelo presidente da entidade com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Brasília no início da semana.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
Equilibrado, confronto entre G.Santos x Juventude é decidido nos últimos segundos da prorrogação
junho 12, 2021